qui, 16 de maio de 2024

Variedades Digital | 11 e 12.05.24

Professores vão à Câmara protestar por reposição salarial

Categoria reivindica a reposição salarial de acordo com a legislação federal

Na manhã da última quarta-feira (1º), um grande número de professores e servidores realizou uma mobilização na frente da sede do Poder Legislativo reivindicando a reposição salarial de 33,24% assegurada pela legislação federal.
Após, a mobilização continuou no interior do prédio. No plenário João Goulart, a categoria acompanhou a sessão que votaria a proposta enviada pelo Executivo de reajuste dos salários dos servidores municipais. Os professores, que estão em estado de greve, não aceitaram a proposta do governo municipal de 10,06% na folha do funcionalismo.
Durante o ato, os manifestantes, com o auxílio de um carro som, explanaram as suas razões na frente da Câmara, com a presença de alguns vereadores. A sessão foi iniciada por volta das 10 horas com a leitura da ordem do dia com o Plenário João Goulart completamente lotado pelos servidores.
Com os ânimos aflorados, a sessão precisou ser paralisada por 10 minutos onde os manifestantes utilizaram a tribuna. Após amplo debate, foi aprovada pela maioria dos vereadores a realização de uma audiência pública que será realizada na próxima segunda-feira dia 6 de junho, às 19 horas, na Câmara dos Vereadores, bem como o adiamento da votação.

TCE lança cartilha atualizada sobre calamidade pública nos municípios do RS

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) está empenhado em atender as demandas dos gestores públicos neste momento delicado de urgência e calamidade pública. Para isso estamos lançando a versão atualizada da cartilha “Perguntas e respostas: calamidade pública nos municípios do Estado do Rio Grande do Sul – eventos climáticos de chuvas intensas”. O material busca auxiliar e orientar gestores