qua, 7 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Semana começa sob nova administração na Cardio Nefroclínica

Prefeitura requisitou maquinário e profissionais para dar continuidade ao serviço que será administrado pela Santa Casa
Segurança de trânsito marcou presença nas primeiras horas da manhã - Foto: Yuri Cardoso/AP

O hospital Santa Casa de Misericórdia passou a administrar o serviço da Cardio Nefroclínica de Sant’Ana do Livramento, nesta segunda-feira (05). A prefeitura requisitou o serviço os bens e o pessoal da instituição para administrar o serviço de hemodiálise na instituição durante o sábado (03).

Na manhã de hoje, os primeiros pacientes foram recebidos por volta das 6 horas com a equipe de técnicos em enfermagem da empresa. Em frente à clínica, havia uma viatura da Fiscalização de Trânsito e na porta da empresa o médico João José Freitas, fundador e até então diretor técnico, não foi autorizado a entrar no local. No domingo (04), a Justiça negou uma liminar para que a direção do médico pudesse reaver o serviço de hemodiálise.

A prefeita Ana Tarouco (PL) afirmou que não foi autorizada a entrada do médico “porque ele não trabalha mais ali”. “Aquele espaço agora é da Santa Casa e trabalha quem nós entendemos que deva trabalhar, não é o caso dele”, disse.

Ana explicou que o responsável médico passa a ser o mesmo que antes atendia o serviço de hemodiálise da Santa Casa, o nefrologista João Augusto de Vasconcellos em conjunto com o médico Nelson Eula. “O médico que não persiste neste momento, é o doutor Freitas, porque há mais de um ano a gente vem tentando um diálogo, uma transição e infelizmente ele inviabilizou, então, de certa forma, ele construiu esse momento que ninguém queria que tivesse acontecido”, afirmou

A prefeita afirmou que está acompanhando o trabalho desde às 5h30min e que o serviço está sendo prestado “na maior normalidade”. “Todos os pacientes estão presentes e atendidos no horário devido, tudo encaminhado e os profissionais médicos presentes, toda a equipe técnica que foi requisitada também está presente, então aproveito para a acalmar a população”, disse a prefeita destacando que conversou pessoalmente com pacientes e seus familiares, que foram acompanhados por psicólogos, nesta manhã.

A reunião entre os parlamentares e a prefeita aconteceu na Cardio Nefroclínia, nesta manhã – Foto: Divulgação/Câmara

VEREADORES SE REÚNEM COM PREFEITA

Na tarde deste domingo (04), a Câmara de Vereadores abriu as portas para os funcionários que pediram que os parlamentares mediassem um diálogo com o a prefeita que que fosse reconsiderado o decreto, abrindo um período de transição de 90 dias, onde os funcionários poderão adaptar a rotina e as peculiaridades do serviço e de cada paciente. “A nossa preocupação é que as pessoas sejam atendidas e que mantenha um serviço de qualidade”, explicou o presidente da Câmara, vereador Aquiles Pires. 

Documento com a solicitação do prazo de transição, foi protocolado pela Câmara no gabinete da prefeita – Foto: Divulgação/Câmara

Nesta segunda, os vereadores Felipe Torres (UNIÃO), Lídio Mendes Melado (PTB), Maurício Galo del Fabro (PP), Romário Paz (MDB) e Thomaz Guilherme (PTB) foram até a Cardio Nefroclínica e foram recebidos pela prefeita, acompanhada da diretora do hospital, Leda Marisa e do procurador do município, Felipe Vaz. Na oportunidade, Ana explicou os procedimentos que estão sendo realizados e como funcionarão os próximos passos da requisição feita pela prefeitura.

CONTRAPONTO

Procurado, o médico João Freitas afirmou por mensagem de texto que estaria trabalhando para garantir a segurança dos seus pacientes. “Unindo e tranquilizando a equipe que se encontra em situação de fragilidade, se sentindo agredida. Parte dos colaboradores não se sente em condições para o trabalho. Estaremos com ações que visam coloca-los em condições emocionais adequadas. A equipe sente-se agredida e devemos reduzir danos”.

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo