dom, 6 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Justiça nega liminar para Cardio Nefroclínica reaver a hemodiálise

Prefeitura deve se responsabilizar pelo serviço a partir desta segunda-feira (05)
Prefeitura de Sant'Ana do Livramento será a responsável pelo serviço nesta segunda-feira (05) - Foto: Rodrigo Evaldt/AP

O juiz Rodrigo Lauriano Ferreira, respondendo pela 1ª Vara Cível de Sant’Ana do Livramento, indeferiu neste domingo (04) o pedido de tutela formulado pela Cardio Nefroclínica para tornar nulo o decreto da prefeita Ana Tarouco (PL) que requisitou o serviço de hemodiálise, os bens e o pessoal da instituição que presta junto ao hospital Santa Casa de Misericórdia.

No documento, a Cardio Nefroclínica afirmou que o ato administrativo da prefeita é falso, “eis que ausente calamidade pública e risco a saúde da população” e que a finalidade não é adequada pois estaria em desconformidade com a Constituição Federal.

Na decisão, o juiz afirmou que verificou no decreto da prefeita a existência de situação fática calamitosa e que o Poder Executivo Municipal possui ampla legitimidade para a realização de condutas para atender ao interesse público. “[…] tenho que a relevância do tem […] recomendam o Poder Judiciário a autocontenção visando à preservação da autonomia do Poder Executivo”.

O juiz destacou que a decisão é provisória, podendo ser revista a qualquer momento. Além disso, o magistrado deu o prazo de 48 horas para que o município se manifeste sobre o assunto.

Com isso, o decreto da prefeitura continua valendo e o serviço estará sob responsabilidade do Executivo Municipal nesta segunda-feira (05), quando os primeiros pacientes serão atendidos sob nova direção.

RESUMO DE DOMINGO, 06/07/2025 , por Germano Rigotto

    Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   Valor Econômico – Não circula hoje   FOLHA DE S.PAULO – Em três décadas, indústria de extração multiplica por seis participação no PIB   O GLOBO – Fidelidade ameaçada   O ESTADO DE S.PAULO – País celebra safra recorde, mas não tem onde guardar produção   CORREIO BRAZILIENSE –