ter, 10 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 07 e 08.12.24

Frente Parlamentar e Defensoria Pública ouvem os usuários do transporte público em prol de melhorias do serviço

A Frente Parlamentar em Defesa dos Usuários do Transporte Coletivo Urbano realizou, no último dia 19 de novembro, uma reunião no plenário da Câmara Municipal de Vereadores para debater os desafios enfrentados pelos usuários do transporte público municipal. O encontro contou com a participação dos vereadores   Rafael Castro (PSB), Dagberto Reis (PT) e Leandro Ferreira (PT), além do Defensor Público Lucas Martins Righi, que trouxe um retorno sobre o abaixo-assinado do movimento “Licita-Já”.

Com mais de mil assinaturas, o documento reivindica a realização de uma nova licitação para o transporte público, medida considerada essencial para a melhoria do serviço. Também estiveram presentes representantes da União da Associação de Moradores (UNAMOS), do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Sant’Ana do Livramento (STU) e usuários do transporte coletivo. Apesar de convidados, representantes do Poder Executivo Municipal não compareceram à reunião.

Como encaminhamentos, os participantes decidiram realizar um grande ato público no terminal de ônibus da cidade para unir a população, parlamentares e a Defensoria Pública em torno da causa. Também foi proposta a criação de uma associação de usuários para fortalecer a representatividade e a coleta contínua de demandas através da Frente Parlamentar.

Privatizar sementes através da propriedade intelectual é uma aberração

Por Charlene de Ávila e Néri Perin O sistema de patentes, em particular, foi concebido em sua gênese essencialmente para proteger as invenções nas áreas mecânicas, sendo as criações na seara vegetal, excluídas desta proteção. Por outro lado, coube ao agricultor através de práticas seculares não só reservar os grãos ou sementes, mas também selecioná-las e melhorá-las, nomeadamente através do

Conab realiza novos leilões de contrato de opção de venda de arroz nesta sexta, 13

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) dará continuidade, na próxima sexta-feira (13), aos leilões de Contrato de Opção de Venda Público (COV) de arroz. A medida visa diversificar, estimular e ampliar a produção do grão no país. “O arroz é um importante alimento na dieta do brasileiro, e o governo federal vem adotando medidas de estímulo à produção de arroz,