sex, 4 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Conferência São Vicente de Paulo: 84 Anos de dedicação e caridade em Sant’Ana do Livramento

Uma História de solidariedade e apoio à comunidade
Colaboradores da Conferencia São Vicente de Paulo (Foto: Maycon Nunes/AP )

Em outubro de 2024, a Conferência São Vicente de Paulo, uma instituição dedicada à caridade e ao suporte comunitário, celebrou 84 anos de serviços prestados à comunidade santanense. Fundada em 8 de outubro de 1940 por um grupo de dedicados membros da loja maçônica e da igreja católica, a instituição nasceu com a missão de atender às necessidades das crianças e famílias carentes da Vila Santa Clara, em Sant’Ana do Livramento.

A Conferência enfrenta desafios significativos, como a falta de ajuda pública devido ao Marco Regulatório. No entanto, isso não impede o grupo de colaboradores de se dedicar intensamente para manter um ambiente harmonioso, organizado e focado na ressocialização para as crianças e famílias que dependem de seus serviços.

Atualmente, a instituição atende diretamente 35 crianças, oferecendo cuidados desde o maternal até o berçário. Essas crianças recebem apoio em diversas áreas, incluindo educação e alimentação. Muitas famílias carentes também recorrem à instituição em busca de alimentos, e sempre que possível, esses recursos são fornecidos.

Também é reconhecida por seu compromisso com a educação e a inclusão social. A instituição recebe diversos grupos, como escolas, estagiários e instituições privadas, todos com o objetivo de apoiar e ajudar as crianças. Além disso, participa ativamente de vários conselhos, como o COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), o CONSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar), o CAS (Conselho de Assistência Social) e o Fórum.

Para oferecer um atendimento adequado, a instituição conta com uma estrutura bem equipada. Entre os espaços disponíveis estão berçários, salas de maternal, uma sala de brinquedos, um salão de artes, um refeitório, cozinha, banheiros, um ambulatório médico e odontológico, além de uma praça para recreação. Essa infraestrutura é fundamental para garantir que as crianças tenham um ambiente seguro e estimulante para o seu desenvolvimento.

A manutenção dessas atividades exige uma busca constante por recursos. Para isso, a entidade conta com um setor administrativo, pedagógico e social, que trabalha ativamente na captação de fundos e doações. Esses esforços são essenciais para que a instituição continue a funcionar e a expandir seus serviços.

O principal objetivo da Conferência São Vicente de Paulo é a caridade. A instituição tem sido um pilar de suporte para a comunidade Santa Clara de Sant’Ana do Livramento, oferecendo não apenas recursos materiais, mas também esperança e dignidade para aqueles que mais precisam. 

Ao completar 84 anos, a Conferência São Vicente de Paulo reforça seu papel na sociedade, mostrando que, apesar dos desafios, é possível fazer a diferença na vida de muitas crianças e famílias. 

Resumo de sexta-feira – 04/07/2025

    Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   CORREIO BRAZILIENSE – PF e Cade vão investigar preço da gasolina. Valor disparou no DF   O ESTADO DE S. PAULO – Alcolumbre quer impor limite para partidos irem ao STF contra o Congresso   O GLOBO – IA barateia, agiliza e expande guerra política nas redes   FOLHA

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da