sex, 18 de julho de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.07.25

Chefe do Cartório Eleitoral Célia Luiza Escosteguy fala sobre o processo eleitoral

Você sabe o que pode e o que não pode nas eleições?

Segundo Célia, até o momento o processo está sendo de forma tranquila, com poucas incidências, ela afirma que o trabalho desenvolvido pelos órgãos atuantes foi muito bem organizado e destaca a segurança das urnas.

Os órgãos públicos estão operando com a mesma finalidade: propiciar um ambiente de tranquilidade para que o eleitor possa exercer o seu direito de voto de forma serena e pacífica.
Ela  também evidencia sobre os crimes eleitorais: “o que se pode realizar é a manifestação espontânea do eleitor, mas de uma forma ordeira e silenciosa”. As manifestações silenciosas e individuais são: utilização de vestimentas com fotos, número de candidatos, postar fotos no local no deslocamento ou local de votação, na urna não é permitido. 

Não pode

Pedir voto, espalhar santinho de candidato, estar aglomerado e  compartilhar propaganda de candidatos.  

NOTA CONJUNTA DA OPOSIÇÃO

O Brasil assiste, mais uma vez, a um grave episódio de perseguição política disfarçada de ação judicial. O ex-presidente Jair Bolsonaro foi novamente alvo de medidas cautelares arbitrárias determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, que, em nome da autoridade, tenta impor o silêncio ao principal líder da oposição no país. As medidas impostas — como a proibição do uso das

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob