qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Violência em escola estadual de Livramento mobiliza repúdio da AOERGS

Um estudante de 16 anos agrediu orientadora e professor após ser repreendido por uso de celular em sala de aula
(Foto: Carlos Eduardo Lima/AP )

Um grave episódio de violência escolar mobilizou a comunidade educacional de Sant’Ana do Livramento e gerou uma nota oficial de repúdio da Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul (AOERGS). O caso ocorreu em uma escola da rede estadual, onde um estudante de 16 anos agrediu fisicamente e verbalmente uma orientadora pedagógica após ser advertido por utilizar o celular em sala de aula, prática vedada pela Lei nº 15.100/2025.
Segundo informações da equipe diretiva, o aluno utilizou injúrias contra a orientadora e chegou a arremessar um banco contra ela. Um professor que tentou intervir em defesa da colega também foi insultado e agredido pelo adolescente. A Patrulha Escolar foi acionada e compareceu à instituição para registrar a ocorrência e prestar apoio à equipe escolar.
A situação gerou forte comoção entre profissionais da educação e entidades representativas. A AOERGS se manifestou publicamente por meio de uma nota de repúdio, reafirmando a necessidade de garantir ambientes escolares seguros e de respeito mútuo.
“Nenhuma forma de violência contra profissionais da educação pode ser tolerada ou naturalizada”, pontua a entidade em nota.
Confira, na íntegra, a nota de repúdio e solidariedade divulgada pela AOERGS:
Porto Alegre, 29 de junho de 2025
NOTA DE REPÚDIO E SOLIDARIEDADE
A Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul (AOERGS) vem a público manifestar seu mais veemente repúdio ao episódio de agressão física e verbal ocorrido em uma escola estadual de Sant’Ana do Livramento (RS), no qual uma orientadora educacional e um professor foram agredidos por um estudante de 16 anos, após o cumprimento das normas escolares quanto ao uso indevido de celular em sala de aula, em consonância com a lei nº 15.100/2025.
A AOERGS expressa solidariedade à colega orientadora educacional, bem como ao professor e à equipe diretiva da escola. Reiteramos nosso total apoio diante desse grave ato de violência, que fere não apenas os profissionais atingidos, mas também a dignidade e a segurança de toda a comunidade escolar.
Reafirmamos que nenhuma forma de violência contra profissionais da educação pode ser tolerada ou naturalizada. É fundamental que os espaços escolares sejam preservados como ambientes seguros, de respeito mútuo e valorização do trabalho educativo. Situações como essa evidenciam a urgência de ações efetivas de proteção aos educadores e de políticas públicas que promovam a cultura da paz nas escolas.
Exigimos que as autoridades competentes apurem rigorosamente os fatos e que medidas educativas e legais sejam adotadas para que episódios como este não se repitam. Seguiremos vigilantes e comprometidos com a defesa da escola pública, da educação de qualidade e da valorização das(os) orientadoras(es) educacionais e demais profissionais da educação.

ASSOCIAÇÃO DOS ORIENTADORES EDUCACIONAIS DO RS

Senador Hamilton Mourão através do Instagram

“O avanço da Inteligência Artificial é um fenômeno que exige atenção da sociedade e das instituições. O Plano de Trabalho para Avalição da Política Pública sobre o tema “Inteligência Artificial” no Brasil, de autoria do senador Astronauta Marcos Pontes, é uma iniciativa importante e muito bem-vinda. Foi com satisfação que apresentei a proposta na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e

General Hamilton Mourão através do Instagram

“Representação institucional no evento da Afavin Durante o evento promovido pela Afavin (Associação Gaúcha dos Produtores de Vinhos Finos), nossa equipe representou o senador Hamilton Mourão, reafirmando o compromisso do mandato com o fortalecimento do setor vitivinícola do Rio Grande do Sul. Na ocasião, o coordenador do escritório político e 2° suplente do senador, Mário Andreuzza, formalizou a entrega do

Delegada Letícia Rolim assume chefia da Polícia Federal em Sant’Ana do Livramento

A Delegacia de Polícia Federal, em Sant’Ana do Livramento, realiza a posse, nesta quinta-feira, 10 de julho de 2025, às 18h, no Salão de Eventos da OAB, da nova Chefia que será conduzida pela Delegada Letícia Meneghetti Rolim. A cerimônia deve reunir diversas autoridades locais e regionais, convidadas pelo Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado do Rio Grande do Sul,