sáb, 12 de outubro de 2024

Variedades Digital | 05 e 06.10.24

Reconhecimento à visibilidade e à luta da negritude pela igualdade

Em um momento justificadamente emocionante, no fim de semana passado, a professora professora Enilda Cruz Martins (foto) – uma verdadeira referência na luta contra o racismo e pela valorização da cultura negra na fronteira – e o histórico Clube Farroupilha, representado pelo presidente Walter Aquino “Bexiga”, a inesquecível passista Rita de Los Santos (foto à direita) e outros membros da diretoria, receberam, em evento no Hotel Casino, em Rivera, uma das maiores honrarias de homenagem do Governo uruguaio, através do Instituto Nacional da Mulher, do Ministério do Desenvolvimento Social, às entidades e mulheres negras que defendem a causa afro no Uruguay e em cidades fronteiriças: o Prêmio Amanda Rorra. O evento, em sua 18ª edição, é realizado anualmente no Dia Internacional das Mulheres Afro-Latinas, Afro-Caribenhas e da Diáspora. Amanda Rorra foi uma referência no movimento afro-uruguaio. A noite ainda teve shows de Edinho e Dida Larruscaim, e ainda o grupo Tardinha do Samba.

Fiscalização atuante

A prefeita Ana Tarouco quer uma atuação cada vez mais firme do setor de fiscalização tributária do Município. Em sua apresentação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano que vem, a Chefe do Executivo elenca, “dentre as principais ações previstas para o incremento da receita”, além do reforço na fiscalização tributária e de obras, também a revisão da base de cálculo do Imposto de Transmissão de Bens Intervivos – ITBI, programas de recuperação de créditos de ICMS e de refinanciamento de dívidas (Refis) e leilões de imóveis do Município.

Assistência privilegiada

Outra novidade prevista na proposta de LDO: em 2025, cada vereador terá que destinar pelo menos 5% do valor reservado para suas Emendas Impositivas ao Fundo Municipal de Assistência Social.  Serão pouco mais de R$ 20 mil, no mínimo, de cada legislador, para as atividades sociais.

Cadê o Fundo Eleitoral?

A formação de blocos de apoio partidário que levou à concorrência de apenas três candidaturas à Prefeitura, em Livramento, acabou por provocar, aparentemente, também uma redução no volume de recursos do Fundo Eleitoral destinados pelos partidos às campanhas locais. O que acontece é que as Executivas da maior parte dos partidos prefere destinar  as verbas para os municípios onde disputam eleição majoritária – onde não têm, deixam os candidatos à vereança praticamente sem nenhuma ajuda financeira. Livramento não foge à regra.

Esportes e lazer na Praça do Planalto

Começaram a chegar as esperadas melhorias na praça Walter Vaz, no centro da Vila Planalto. Com recursos de emenda impositiva do vereador Gilbert Gisler – “Xepa”, aprovados no ano passado para o Orçamento de 2024, a Prefeitura começou a instalar novos brinquedos na área de “playground” (foto) e também a recuperação de alguns dos antigos brinquedos existentes no local. O projeto de revitalização da praça ainda inclui a instalação de bancos e mesas de concreto para utilização pelos moradores, a substituição de toda iluminação por lâmpadas de LED e a instalação de uma academia de ginástica ao ar livre. A expectativa é que a instalação dos novos equipamentos seja concluída já nos próximos dias, considerando principalmente a proximidade dos dias mais quentes e a importância que o espaço tem para a convivência da população daquele bairro.