seg, 9 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 07 e 08.09.24
Aplateia Digital | 07 e 08.09.24

Última Edição

Saiba porque em Livramento não tem 2º turno nas eleições para prefeito

Segunda etapa ocorre somente em municípios com mais de 200 mil eleitores
Foto: Nelson Jr./Ascom/TSE

Os eleitores do interior veem na TV muito se falar em 2º turno das eleições, mas você sabe por que em Sant’Ana do Livramento tem apenas um turno para eleger o prefeito da cidade?

Em 2024, 103 municípios contam com mais de 200 mil eleitoras e eleitores registrados. Isso quer dizer que, nesses lugares, a disputa para o cargo de prefeito pode ser decidida em uma segunda etapa, se nenhuma das candidatas ou nenhum dos candidatos obtiver a maioria absoluta dos votos na primeira fase do pleito. O que não é o caso de Livramento. O município gaúcho tem aproximadamente 50 mil eleitores, por isso o pleito é definido em um único turno.

Como Livramento não se enquadra na regra eleitoral, o candidato que tiver mais votos no dia da eleição, automaticamente será eleito prefeito ou prefeita da cidade para os próximos quatro anos.

Um exemplo claro, é o que aconteceu no município de Bom Sucesso do Itararé (SP), onde uma candidata perdeu a eleição por apenas um voto em 2016. Em 2016, a cidade teve 2.880 votos, por isso teve apenas um turno.

O 1º turno das Eleições Municipais de 2024 está marcado para 6 de outubro, data em que o eleitorado de 5.569 localidades escolherá representantes para as prefeituras e câmaras municipais.

A votação será iniciada às 8h e, se não houver eleitores na fila, encerrada às 17h, sempre de acordo com o horário de Brasília (DF).

TCE-RS e MP-RS realizam seminário sobre licitações e contratações públicas

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em parceria com o Ministério Público do Estado (MP-RS), realizou hoje (06) o seminário “Licitações e Contratações Públicas Durante o Estado de Calamidade”, no auditório do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP-RS. Durante a abertura do evento, o diretor da Direção de Controle e Fiscalização (DCF), Roberto Tadeu, falou sobre as

MILHÕES E RECONSTRUÇÃO

Gilberto Jasper _*Jornalista/[email protected]* O Ministério da Reconstrução, criado no embalo das consequências da maior enchente da história do Rio Grande do Sul, está com os dias contados. Em breve, o titular da pasta, Paulo Pimenta, voltará para Brasília, onde comanda a Secretaria de Comunicação, segmento que deveria ter um ministério próprio, mas isto é outro assunto. Se dependesse disso, o

Estudo sobre impactos do tradicionalismo na economia gaúcha é divulgado na terça-feira -feira (10/9)

Aviso de pauta Estudo sobre impactos do tradicionalismo na economia gaúcha é divulgado na terça-feira -feira (10/9) A divulgação do estudo intitulado ‘A participação do Tradicionalismo no PIB do Rio Grande do Sul’, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e realizado pela Universidade Feevale e entidades do setor acontecerá nesta terça-feira (10/9), ás 13h, no Parque Harmonia, em Porto Alegre.