Os eleitores do interior veem na TV muito se falar em 2º turno das eleições, mas você sabe por que em Sant’Ana do Livramento tem apenas um turno para eleger o prefeito da cidade?
Em 2024, 103 municípios contam com mais de 200 mil eleitoras e eleitores registrados. Isso quer dizer que, nesses lugares, a disputa para o cargo de prefeito pode ser decidida em uma segunda etapa, se nenhuma das candidatas ou nenhum dos candidatos obtiver a maioria absoluta dos votos na primeira fase do pleito. O que não é o caso de Livramento. O município gaúcho tem aproximadamente 50 mil eleitores, por isso o pleito é definido em um único turno.
Como Livramento não se enquadra na regra eleitoral, o candidato que tiver mais votos no dia da eleição, automaticamente será eleito prefeito ou prefeita da cidade para os próximos quatro anos.
Um exemplo claro, é o que aconteceu no município de Bom Sucesso do Itararé (SP), onde uma candidata perdeu a eleição por apenas um voto em 2016. Em 2016, a cidade teve 2.880 votos, por isso teve apenas um turno.
O 1º turno das Eleições Municipais de 2024 está marcado para 6 de outubro, data em que o eleitorado de 5.569 localidades escolherá representantes para as prefeituras e câmaras municipais.
A votação será iniciada às 8h e, se não houver eleitores na fila, encerrada às 17h, sempre de acordo com o horário de Brasília (DF).