seg, 24 de junho de 2024

Variedades Digital | 22 e 23.06.24

Ana & Evandro de novo

Aconteceu, na noite dessa sexta-feira (07), o lançamento da pré-candidatura à reeleição da prefeita Ana Tarouco pelo Partido Liberal (PL). Também no encontro já foi lançado o pré-candidato a vice-prefeito na futura chapa, que mais uma vez será Evandro Gutebier, do Republicanos.
Ana e Evandro foram eleitos em 2020 como prefeita e vice de Sant’Ana do Livramento com 11.712 votos, totalizando 25,79% do total.
Ela, delegada de Polícia, e ele produtor rural e vereador. Tarouco e Gutebier apresentaram uma proposta de unir o campo e a cidade através de políticas públicas, sempre enfatizando a honestidade e o combate à corrupção. Agora, eles sugerem a continuidade do trabalho realizado em Sant’Ana do Livramento nos últimos quatro anos.

Institucional

É fundamental para alimentar as informações desta Coluna apurar os fatos diretamente onde eles acontecem. Por isso, é fundamental também a relação de respeito entre as instituições. Nesta semana, estive visitando o presidente do Poder Legislativo Municipal, o vereador Lídio Melado Mendes (Republicanos). Bebendo um café, conversamos sobre os últimos acontecimentos e da importância de haver respeito e cordialidade nas relações, sejam elas profissionais ou pessoais.
O presidente me recebeu de maneira cortês e colocou a Casa Legislativa à disposição da comunidade santanense.

Nova construção

O presidente municipal do PSB e pré-candidato a prefeito, Sérgio Aragon, contou que o seu partido estuda e está articulando novas alternativas para as eleições de 2024.
Ele contou que, entre o leque de partidos que está conversando, estão o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), configurando assim uma composição bem inclinada à esquerda.
Aragon conta que tem total apoio da ex-vice-prefeita Mari Machado e do ex-prefeito Wainer Machado para disputar a eleição majoritária representando o PSB neste ano e confirmou que, embora sondado, Wainer não concorrerá a nenhum cargo eletivo no próximo pleito.
Indiretamente, Sérgio criticou a aproximação do PT com o União Brasil, assim como já havia feito o PSOL na semana passada. “Foi o partido que mandou matar Marielle”.

A posição do Migorena

Em entrevista à Rádio RCC FM, nesta semana, o inspetor-geral da Intendência Departamental de Rivera, Migorena, declarou apoio à pré-candidatura da prefeita Ana Tarouco à reeleição em Sant’Ana do Livramento. Ele contou que já a apoiou em 2020 e que, novamente, estará ao lado de Tarouco.
Migorena disse que sua relação com Ana vem de antes da política, desde a época em que ela estava desempenhando a função de delegada de polícia e trabalhavam em conjunto.


Sumiu

Após a divulgação nesta Coluna, na edição passada, sobre o perfil fake denominado “Dona Glória”, a conta simplesmente evaporou-se das redes sociais. O tema também foi repercutido na sessão da Câmara de Vereadores, momento em que o vereador Galo Del Fabro questionou: “Onde foi parar a Dona Glória?”.
É importante todo cidadão ter sua posição e expressá-la, mas se identificando, não se escondendo.

“O mestre” de volta!

O advogado Hanney Cavalheiro assumiu, temporariamente, nesta semana, a cadeira do Progressistas na Câmara Municipal. Ele substituiu o vereador Duda Amaral que se licenciou do mandato para tratar de assuntos particulares.
Hanney usou a Tribuna para abordar assuntos de interesse da comunidade, bem como relembrar histórias dos tempos em que foi vereador titular em Sant’Ana do Livramento, quando inclusive foi presidente do Poder Legislativo, no século passado.
Agraciado com o diploma “O Mestre” do Parlamento e também como “Cidadão Honorário de Livramento”, Hanney disse que não pretende concorrer a mais uma eleição e que acredita na renovação política dando oportunidade aos jovens.
Cavalheiro esteve também visitando a Rádio RCC FM, onde concedeu entrevista ao “Boa Tarde, Cidade” e comentou vários assuntos, entre eles a sua avaliação do governo Ana e Evandro. Ele participará do programa “Conversa de Fim de Tarde” na próxima segunda.

Banrisul firma acordo para atender clientes servidores públicos estaduais e municipais diretamente atingidos pela enchente conforme Mapa Único do Plano Rio Grande

O Banrisul e o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, com a participação do Procon RS e do Procon do Município de Porto Alegre assinaram um acordo que prevê a prorrogação de operações de crédito consignado de servidores públicos do Estado e de municípios conveniados ao