ter, 18 de junho de 2024

Variedades Digital | 15 e 16.06.24

Radar da Politica | Edu Oliveira fala pela primeira vez sobre denúncias de corrupção

Após seis anos da veiculação de uma série de reportagens produzidas pela RBS TV sobre suspeitas de corrupção envolvendo o nome do ex-deputado estadual Edu Oliveira (à época filiado ao PDT), o político veio a público nesta semana, pela primeira vez, para falar sobre o assunto. “Eu quero dizer que o que eu vou falar aqui neste momento, eu não falei em lugar nenhum. É a primeira vez que eu me manifesto sobre isso”, disse em entrevista ao programa “Esquenta das Eleições”, da TV A Plateia e Rádio RCC FM.
Edu, que já foi vereador, vice-prefeito de Sant’Ana do Livramento e Secretário de Administração do Rio Grande do Sul, apresentou trechos do depoimento da testemunha de acusação e relatou ter sofrido uma retaliação política. “Houve um grupo do meu ex-partido que perdeu comigo, porque eu sai do partido e essa turma ficou magoada e eu confrontei, não nego. Eu cheguei na Assembleia e queriam mandar no meu gabinete e eu tranquei o pé na porta, falei que aqui dentro vem as pessoas da minha confiança”, disse em um trecho da conversa.
Embora Oliveira tenha dito que o assunto é muito delicado para ele e sua família, o ex-parlamentar não se furtou de respoder todas as indagações. “Este é um assunto que me lastima muito. Eu não desejo o que eu vivi nem para um inimigo”, disse. Ele explicou que o processo ainda continua tramitando na Justiça, mas que acredita na sua absolvição.

POR QUE EDU FOI EMBORA?

Desde que encerrou seu mandato na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, Edu contou que se dedicou exclusivamente a militância da advocacia na região metropolitana e que não retornou para Sant’Ana do Livramento para proteger a sua família, quem ele afirma ter sofrido muito com a repercussão do caso, inclusive em nível nacional, através do Fantástico, na Rede Globo.

E O FUTURO?

O político disse que decidiu retornar para Sant’Ana do Livramento no dia 28 de março de 2023, dia em que a testemunha de acusação foi apresentada ao juízo e, segundo o documento fornecido à coluna pelo ex-vice-prefeito, declarou que nunca tinha visto o cometimento de ilícitos por parte de Edu Oliveira e que à época das denúncias estava magoado com o então deputado.
Hoje, Edu é pré-candidato a prefeito de Sant’Ana pelo Partido Renovação Democrática (PRD), bem como membro da Executiva da agremiação e diz acreditar que ainda pode contribuir muito com o desenvolvimento da sua cidade.

CMPC confirma investimento no RS, mesmo após enchentes

A multinacional chilena CMPC confirmou que o investimento no Estado, anunciado durante a assinatura do protocolo de intenções com o governo estadual no final de abril, terá seguimento, mesmo após os eventos climáticos que atingiram o RS. A confirmação dos R$25 bilhões, que terão como destinação a instalação de uma nova planta industrial de produção de celulose em Barra do