A Vigilância Ambiental confirmou, nessa semana, que Sant’Ana do Livramento tem dois casos de Dengue. Trata-se de um importado e outro indefinido. Para prevenir uma disseminação maior, foi executado o procedimento de bloqueio com fumaça de inseticida um na Vila Janete e outro no centro, segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Fellype Moraes. “Temos um (terceiro) caso de suspeita de Dengue que, se for declarado reagente, teremos a confirmação de que o vírus começou a circular”.
A transmissão da Dengue acontece através da picada de um mosquito Aedes Aegypti infectado com o vírus. Por isso, a melhor forma de se proteger contra esta doença é combatendo o mosquito. Algumas estratégias eficazes incluem evitar o acúmulo de água parada, não deixar entulho no quintal ou colocar telas de proteção nas janelas, por exemplo.
Estas dicas protegem não só da Dengue, mas também de outras doenças como Chikungunya, Febre Amarela, Zika Vírus ou Encefalite Japonesa, que são também transmitidas pela picada de mosquito.
As picadas pelo mosquito da Dengue acontecem geralmente nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, especialmente na região das pernas, tornozelos ou pés. Além disso, a sua picada é mais comum durante o verão, sendo por isso recomendado usar repelentes no corpo e inseticidas na casa, para proteção.
CUIDADOS PARA EVITAR O MOSQUITO
Para combater o mosquito da dengue e evitar a sua picada, existem alguns cuidados que podem fazer toda a diferença, como:
Manter as garrafas vazias ou baldes virados para baixo;
Não deixar entulho no quintal ou nas ruas e varrer diariamente a água parada;
Cobrir as caixas d’água, poços ou piscinas e manter as calhas de água limpas;
Colocar terra ou areia nos pratos dos vasos das plantas;
Manter a lata de lixo devidamente tampada e jogar no lixo cascas de coco, latas de refrigerantes, copo plástico, garrafas, embalagens, etc.
Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva. Faça furos na parte de baixo ou entregue no serviço de limpeza;
Tampar os ralos pouco usados com um plástico, jogando água sanitária no cano 2 vezes por semana;
Diminuir o número de bebedouros de cães, gatos e passarinhos e manter o aquário limpo e fechado;
Colocar telas de proteção nas janelas e mosquiteiros na cama para dormir.