qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Frio segue intenso e Sant’Ana do Livramento registra -3.1 na madrugada desta quinta-feira

FOTO : Matias Moura - Em Sant'Ana do Livramento, a estação da SIMAGRO-DAVIS na Fazenda Sociedade registrou uma temperatura mínima de -3.1°C nas últimas 24 horas, com o último dado reportado às 08:00 (BRT) indicando 1.0°C.

O Rio Grande do Sul registrou, na manhã desta quinta-feira (3 de julho de 2025), mais uma madrugada de temperaturas negativas, com o frio mais intenso concentrado nas regiões Oeste e Sul do estado. Embora o número de cidades com termômetros abaixo de zero tenha sido menor que nos dias anteriores, os dados levantados pela MetSul Meteorologia e o monitoramento da SIMAGRO confirmam a persistência da massa de ar polar. Em Sant’Ana do Livramento, a estação da SIMAGRO-DAVIS na Fazenda Sociedade registrou uma temperatura mínima de -3.1°C nas últimas 24 horas, com o último dado reportado às 08:00 (BRT) indicando 1.0°C.

A menor temperatura desta quinta-feira foi novamente observada na estação meteorológica particular de baixada em Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, onde os termômetros marcaram -6,1ºC. Este valor iguala a mínima registrada ontem, que foi a mais baixa deste ano no estado e uma das menores dos últimos anos.

O tempo mais aberto e seco nas regiões Oeste e Sul gaúcho favoreceu um maior resfriamento noturno, resultando em mínimas como 1,7ºC em Rio Grande, mesmo estando à beira-mar, onde a maritimidade normalmente atenua os extremos de frio. Em contraste, na Serra do Nordeste e nos Campos de Cima da Serra, a presença abundante de nebulosidade durante a madrugada impediu quedas mais acentuadas de temperatura.

Esta quinta-feira marca o 28º dia de 2025 em que a temperatura cai abaixo de zero no território gaúcho, somando três dias em abril, seis em maio, dezesseis em junho e, agora, três em julho. O estado enfrenta os efeitos de uma segunda massa de ar polar, ainda mais intensa no Cone Sul, que tem gerado recordes de baixas temperaturas no Chile e na Argentina, com neve em diversas províncias.

Confira abaixo algumas das temperaturas mínimas observadas nesta quarta-feira (2), de acordo com dados de estações automáticas de diversas fontes, incluindo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Pinheiro Machado: -6,1ºC

Pedras Altas: -5,3ºC

Herval: -3,1ºC

Hulha Negra: -2,9ºC

Pontão: -2,3ºC

Dom Pedrito: -2,2ºC

André da Rocha: -2,1ºC

Getúlio Vargas: -1,7ºC

Livramento: -1,6ºC

Chuí: -1,4ºC

Jaguarão: -1,3ºC

Cerrito: -1,2ºC

Piratini: -0,7ºC

Caçapava do Sul: -0,7ºC

Monte Alegre dos Campos: -0,7ºC

Carazinho: -0,7ºC

Vacaria: -0,7ºC

Almirante Tamandaré do Sul: -0,6ºC

Bagé: -0,4ºC

Barra do Quaraí: -0,3ºC

Quaraí: -0,2ºC

Pedro Osório: -0,2ºC

 

Fonte Metsul

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.