ter, 21 de maio de 2024

Variedades Digital | 18 e 19.05.24

Bastidores | Campereada das parcerias

O fim de semana que antecede a data oficial do carnaval deve agitar a gauchada em Livramento com a realização, desde a última quinta-feira, na Chácara da Prefeitura, do 1º Rodeio “Parcerias de Sant’Ana”, uma promoção conjunta do grupo Parceiros de Palomas, CT Figueira, Galpão Urutau e PTG Guascas do Caverá. O evento vai até domingo, 4, com provas campeiras e várias atrações. Recentemente, Livramento foi destaque também no rodeio do CTG Pedro Broll Sobrinho, em Cacequi, através da equipe formada pelos laçadores Renan Ignacio, Igor Rodrigues, Guilherme Sonego,
Gabriel Pedroso e José Bento Falcão (foto), campeã na categoria Força A.

Anatel define data de reunião

Ficou marcada para a próxima quarta-feira, 7, às 9 horas, a reunião entre integrantes do corpo técnico da Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL e os representantes das comunidades Livramento e Quaraí que encabeçam a mobilização pela instalação de torres de transmissão de sinais de telefone e internet no trecho entre as duas cidades, pela BR 293. O vereador Thomaz Guilherme já confirmou participação. A reunião buscará acelerar o processo. Já foi dada autorização para a instalação de três torres nesse trecho.

Fim do recesso

Terminou nessa semana o período de recesso legislativo na Câmara de Vereadores de Livramento. A partir da próxima semana, as sessões e votações voltam a acontecer normalmente às segundas, terças e quartas. O presidente da Casa, Lídio Mendes, já marcou uma reunião geral dos vereadores no Gabinete da Presidência, para uma conversa sobre as novas composições das comissões permanentes, que precisam dar pareceres prévios sobre todos os projetos que tramitam no Legislativo Municipal.

PRD ganhará vereadores?

Faltando menos de 30 dias para a abertura da “janela partidária”, quando os vereadores podem trocar de partido sem risco de perder os atuais mandatos, cresce na Câmara a possibilidade da manutenção da bancada do PRD – atualmente integrada pelos vereadores Lídio Mendes e Thomaz Guilherme, que eram do PTB mas devem migrar para outros partidos. Um dos nomes cogitados para a nova bancada é o do vereador Enrique Civeira, que sairia do PDT e acompanhado por mais um pedetista.

Trabalho de força

O vereador Maurício “Galo” Del Fabro tem estado lado a lado com a prefeita Ana Tarouco no papel de “propagandistas” do trabalho – e das conquistas – apresentado pela atual Administração. Presença constante nas redes sociais apresentando as obras e defendendo as propostas da Administração, Galo exerce também perante a comunidade em geral o papel de Líder do Governo, que reassumiu no Legislativo santanense desde o início do ano. Nessa semana, os dois mostraram juntos os novos veículos adquiridos pelo Município para o transporte escolar (foto). Os micro Agrale são reforçados, para aguentar o tranco nas estradas rurais.

Defesa da Escola Cívico-Militar

A defesa do projeto de escola cívico-militar mobilizou no fim do mês diretores e alunos da escola municipal João Souto Duarte, em Livramento, em um encontro promovido pelo deputado estadual Capitão Martin e pelo vereador Elso Alvienes, que vêm lutando para manter esse tipo de estabelecimento de ensino. A reunião contou ainda com a participação da prefeita Ana Tarouco e outras lideranças. Alvienes ainda acompanhou o deputado em outras agendas em Livramento e Quaraí, incluindo participação em programas de rádio.

Rodoviária conforme

A Câmara de Vereadores já recebeu a resposta do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER sobre o trabalho de fiscalização realizado pelo órgão nas instalações da nova rodoviária de Livramento. Apesar de alguns pontos a serem melhorados, o local foi considerado “em conformidade” com as exigências previstas no Edital para terminais das mesmas características que o de Livramento.

De volta ao cenário político

A aproximação do período eleitoral já começa a revelar algumas novidades na cena política santanense. Além de novos nomes, alguns experientes atores, que já deram suas contribuições para a sociedade em períodos recentes, já anunciaram decisões de participar novamente da vida pública. Os ex-vereadores Sérgio Moreira, Carine Frassoni e Ulberto Navarro (Garrão) são alguns dos que estão de volta.

Empresário e médico na terceira via?

Além dos nomes já dados como certo na corrida eleitoral local – a prefeita Ana Tarouco disputando a reeleição e o vereador Aquiles Pires representando os partidos do bloco “Diálogos por Livramento” – pelo menos outras duas candidaturas podem surgir no atual páreo para a Prefeitura. Uma delas inclui a possível participação de um conhecido empresário do ramo de materiais de construção e um respeitado profissional médico em uma possível chapa majotária indicada pelo União Brasil, partido para o qual pode migrar o vereador e também prefeiturável Jovani Romarinho, que deve deixar o Republicanos.