Atendendo proposição do vereador Romário Paz, a Câmara Municipal entregou nessa semana um Voto de Congratulações ao músico, compositor e arranjador Marcelinho Nunes, um dos grandes nomes da música tradicionalista gaúcha do Rio Grande do Sul, atualmente. Cria das aulas de música de Leonel Gomez, Marcelinho vem representando Livramento com grande louvor em diversos eventos de arte e folclore por todo o Estado. Já integrou grupos musicais renomados e acompanhou algumas das maiores expressões da música gaúcha, como Grupo De-lhe Gaita, Os Campesinos, Grupo Fronteira, Os Tapejaras, Fandango Nativo, Grupo Sul Encanto, Grupo Raízes e Bandauê, entre outros, e esteve ao lado de artistas como Adair de Freitas, Lelé Gomez, o saudoso José Claudio Machado, Ranieri Spohr, Ricardo Martins, Daniel Cavalheiro, Pirisca Greco, Juliano Moreno, Jari Terres, André Teixeira, Cézar Oliveira e Rogério Melo, Angelo Franco, Matheus Leal, Robson Garcia e Volmir Coelho. Em 2021 lançou o álbum “Daquele Jeito”, com 17 músicas, e em 2023 o clip da música Rincão Mimoso, de Marcelo Holmos e Leonardo Borges. Atualmente apresenta seu show musical próprio, junto com um grupo bem Gaúcho e Regional, com autêntico sotaque de fronteira.
Ônibus deve subir para R$ 4,25 no ano novo
A situação de dificuldades enfrentada pelas empresas do transporte coletivo em Livramento deve ser aliviada a partir do início de 2024 com o aumento que deve ser concedido no valor da passagem, que deve passar a R$ 4,25. O valor proposto para a passagem já foi analisado e aprovado pelo Conselho Municipal de Transportes, em reunião realizada no último dia 20 de dezembro, na sede do Sindicato dos Rodoviários.
Os integrantes do Comut consideraram o valor “razoável para o momento aja vista o valor da manutenção dos veículos e o preço do óleo diesel”.
Apesar da aprovação, porém, a expectativa é de que o aumento só entre em vigor a partir de fevereiro, após cumprir os prazos legais. O resultado da análise do Comut ainda não chegou na mesa da prefeita Ana Tarouco, a quem compete estabelecer, por decreto, o valor da passagem. A princípio, o Executivo Municipal tentou segurar o aumento, contrariando a vontade das empresas, que demonstraram a necessidade de um reajuste ainda maior que esse aprovado pelo Comut. A visiível diferença entre o preço de passagem praticado atualmente e os custos de manutanção do serviço, porém, tornam o reajuste praticamente obrigatório.
Um projeto modelo
A Lei denominada “Meu Imposto, Minha Cidade”, que prevê a realização de uma campanha comunitária para estimular que os contribuintes em Livramento façam a doação de parte de seu Imposto de Renda para os fundos municipais da Criança e do Adolescente e do Idoso, poderá vir a ser replicada em outras localidades do Estado.
O vereador Duda Amaral, autor do projeto, esteve reunido essa semana com a vereadora Comandante Nádia, que pensa em propor igual iniciativa em Porto Alegre, e com o deputado Issur Koch, que quer estimular a adoção dessa lei em todos os municípios gaúchos. Também de cidades como Pelotas, Estância Velha, Rosário do Sul e São Gabriel já houve manifestações de interesse em adotar a proposta do vereador santanense. A ideia é que a norma instituída em Livramento sirva como modelo para projetos em outras localidades gaúchas.
Cestinha da fronteira
Uma emocionante homenagem, realizada no Plenário da Câmara de Vereadores, na última terça-feira, 19, marcou o 80º aniversário de fundação do tradicional E.C. Guanabara. Além de membros da diretoria, o evento teve também as presenças de ex-atletas que vestiram a camiseta azul e amarela do clube, entre os quais o conhecido Del Fabro, pai do presidente da Câmara e autor da homenagem, vereador Maurício “Galo” Del Fabro. O E.C. Guanabara foi uma das grandes referências do basquetebol no Rio Grande do Sul e também no exterior, especialmente no Uruguai.
Refeitório sob análise
Aprovado na Câmara de Vereadores em meio a mais uma das costumeiras polêmicas sobre quem atrasa o desenvolvimento do município, o projeto de criação do programa “Você sem fome – restaurante popular” ainda está sob análise do setor jurídico da Prefeitura. Apesar da pressão realizada para apressar a tramitação na Câmara, o Executivo agora estuda criteriosamente as alterações feitas no texto original, através de emenda. Somente após a lei será publicada no Diário Oficial.
O conhecido empresário Flávio Arnez, o popular Bekão (na foto, com a neta Manoela), comemora a experiência de atuar como o bom velhinho em diversas atividades natalinas em Livramento – a maior parte de caráter solidário. Contabilizou, até essa sexta, 1.700 brinquedos distribuídos a crianças em diversos bairros e entidades assistenciais de Livramento. Filho do saudoso vereador e líder sindical Luiz Carlos de Mello Arnez, o Bekão atuou por muitos anos como destacado assessor parlamentar no Legislativo santanense.
União de produtores
O Sindicato Rural de Livramento vem trabalhando com a possibilidade de organização dos produtores instalados dentro da Área de Preservação Ambiental-APA do Ibirapuitã. A ideia é criar uma associação específica para defender os interesses dessa classe.