qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Expofeira de Livramento encerra com R$ 9,7 milhões comercializados em genética bovina

A 85ª edição da feira contou com uma intensa programação de palestras, seminários, desfiles de moda e shows

Do dia 4 a 15 de outubro, foi realizada no Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho em Sant’Ana do Livramento a 85ª versão da Expofeira do município, e mais uma vez o evento teve como grande destaque a venda de genética bovina de alta qualidade. Os seis remates que foram realizados, Parceria Genética, Touros da Fronteira, Estância Carcávio, Estância Bela Vista, São Bento e Sigama Brangus, alcançaram o valor total de comercialização de R$ 9.700.000,00 reais na venda de animais das Raças Angus, Brangus, Hereford e Braford.
E o evento contou pela primeira vez com uma cavalgada organizada pelas produtoras rurais do Sindicato, que percorrem as principais ruas da cidade demonstrando a importância do campo para a sociedade. Na área social, o destaque da 85ª Expofeira foi para o lançamento do Projeto de Equoterapia, que o Sindicato Rural de Livramento vem articulando com o apoio da prefeitura e do Exército Brasileiro por meio do 7º RCmec. O evento contou com a participação da diretoria da Rural, integrantes do Núcleo Santanense de Criadores de Cavalo Crioulo, e com a família do produtor rural Luiz Pedro Vares Albornoz Filho, que foi homenageado por ser um grande incentivador da raça crioula em Livramento e um apaixonado por cavalos.
A feira contou também com atividades técnicas como palestras e seminários. A Inspetoria de Defesa Agropecuária municipal apresentou a palestra sobre o programa Sentinela de controle das fronteiras e as medidas tomadas pelo RS na prevenção da influenza aviária. Também foi realizado um curso de tosquia tally-hi em parceria com o SENAR para capacitação de mão de obra rural. Entre as palestras, destacou-se a II Charla Binacional de Pecuária em Campo Natural com a participação de mais de 200 pessoas vindas de várias cidades gaúchas e também do Uruguai. A Charla contou com alto nível nas palestras com pesquisadores do Uruguai e do Brasil, e das entidades como INIA, EMBRAPA, UERGS e UNIPAMPA, e se propôs a discutir a importância da utilização do campo nativo como forma de valorização da produção agropecuária. O evento também contou com a participação do Grupo de Mulheres Rurais durante a sua programação.
Já o VII Seminário de Agroindústria de Produtos de Origem Animal e II Encontro Regional de Serviços de Inspeção municipal abordou as boas práticas na produção de gêneros alimentícios e legislação vigente, enquanto o Dia da Apicultura discutiu a importância da integração da agricultura e produção de mel com a utilização de abelhas para polinização e aumento de produção em lavouras. Outro evento técnico que foi realizado na Expofeira de Livramento foi a palestra sobre a importância do acondicionamento da lã com o palestrante Juan Mantano, da Barraca Branca Lã, com o apoio da produtora rural Sônia Silveira da Cabanha M Laneira, que falou sobre a valorização da lã através da análise de micronagem.

Dia na Fazendinha

Mais uma vez, a feira contou com a realização do projeto Um Dia na Fazendinha que recebeu durante três dias mais de 500 crianças da rede escolar municipal e estadual. O programa teve o apoio do Corpo de Bombeiros, Sítio da Terra e Mini fazenda, CFC Santanense, SEST SENAT e o centro de adestramento cão amigo com o profissional Nicolas Duarte, que realizou apresentações para as crianças participantes

Desfile de moda, show, apresentação de dança e mateada

Dentro da proposta de unir o campo e cidade a Expofeira de Livramento contou com apresentações das invernadas artísticas dos CTGs, desfile de moda das lojas MV Modas e Aurea Moda e Coiffeur, apresentações das companhias de dança Karen Belmonte e Lampert, e de alguns artistas iniciantes como Julia Bidarte e Nicolle Braz Repetto. Na parte musical foram realizados shows de Daniel Cavalheiro, Enzo Castro, Quinteto Herança Xucra, Só Gaitaço, Érico Esteves e Grupo e Tchê Véio.

Bebê é levado sem vida para a Santa Casa pela Brigada Militar

Uma triste e chocante ocorrência marcou a manhã desta quinta-feira (3 de julho de 2025) na Bairro Tabatinga, em Sant’Ana do Livramento. A Brigada Militar foi acionada para atender a um chamado no bairro após uma mãe encontrar seu bebê, de poucos meses de vida, com a pele arroxeada na casa do pai. De acordo com as informações preliminares, a

Resumo de quinta-feira – 03/07/2025

  Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   CORREIO BRAZILIENSE – Acordo sobre IOF esbarra em divergência entre Lula e Motta   O ESTADO DE S. PAULO – Impopular no Congresso e na rua, Lula elege ‘ricos’ como alvo e antecipa campanha   O GLOBO – Esquerda acirra ataques a Motta nas redes, e governo abre espaço a

Frio segue intenso e Sant’Ana do Livramento registra -3.1 na madrugada desta quinta-feira

O Rio Grande do Sul registrou, na manhã desta quinta-feira (3 de julho de 2025), mais uma madrugada de temperaturas negativas, com o frio mais intenso concentrado nas regiões Oeste e Sul do estado. Embora o número de cidades com termômetros abaixo de zero tenha sido menor que nos dias anteriores, os dados levantados pela MetSul Meteorologia e o monitoramento