O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, vem defendendo que a redução de jornada de trabalho volte à pauta do Legislativo. Ele disse acreditar na possibilidade de instituição da chamada “semana de quatro dias” úteis.
Defensores da ideia afirmam que, com mais tempo para descanso e lazer, os empregados podem produzir mais e desenvol-ver menos problemas de saúde.
Em junho deste ano, o senador gaúcho Paulo Paim (PT) já havia levantado o tema no Congresso Nacional. Em um pronunciamento no Plenário, ele defendeu que a redução da jornada de trabalho sem perda salarial é uma proposta viável e capaz de “contribuir para a humanidade”. Para o parlamentar, a questão é urgente e de grande importância para o bem-estar dos trabalhadores, já que a redução da jornada vai ajudar no “equilíbrio entre vida pessoal e profissional”. De acordo com o portal G1, a semana de quatro dias úteis já vem sendo testada em algumas empresas do Brasil e do exterior.
Movimento pela Educação
Acontecerá na próxima semana, na Assembleia Legislativa do RS, o encontro de encerramento do “Movimento pela Educação: vamos debater juntos” e o lançamento do Marco Legal da Educação Gaúcha, ambas iniciativas da gestão do presidente da Casa, deputado Vilmar Zanchin (MDB).
o Movimento pela Educação realizou, desde abril, encontros no interior do RS para discutir a educação e também as demandas para o desenvolvimento das regiões, inclusive em Sant’Ana do Livramento. A atividade contará com a cobertura jornalistíca do Grupo A Plateia.
Reprovadas
Foram reprovadas as contas do PSB santanense referentes ao ano de 2019 pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). Na última edição já haviamos adiantado que o julgamento aconteceria na segunda-feira (9).
Procurado, o presidente do PSB em Livramento, Sérgio Aragon, lamentou o entendimento do Tribunal sobre a prestação de contas e disse que a sigla recorrerá ao TSE.
Atualmente o processo aguarda a juntada de Petição de certidão de julgamento.
Mesa diretora para 2024
Com o fim do ano se aproximando, já chega a pauta política a eleição para a mesa diretora do Poder Legislativo santanense, que acontecerá na última sessão ordinária de 2023, a ser realizada no dia 20 de dezembro.
Conforme um acordo prévio, realizado ainda em 2020, o presidente da Câmara no ano que vem deve ser o vereador Lídio Mendes Melado (PTB). Já o vice-presidente deve ser o vereador Leandro Ferreira (PT). A primeira secretaria deve ficar a cargo do vereador Thomaz Guilherme (PTB) e caso se concretize o acordo, Maurício Del Fabro (Progressistas), será o segundo secretário.
Embora tenha maioria dos votos, a futura composição não deve contar com unanimidade do parlamento. Isso porque nem todos os vereadores fazem parte do acordo, no entanto, são minoria.
Importante frisar que o acordo vem sendo cumprido nos últimos anos com as eleições de: Enrique Civeira (2021), Aquiles Pires (2022) e Galo (2023).