seg, 7 de outubro de 2024

Variedades Digital | 05 e 06.10.24

Expofeira de Livramento chega a sua 85ª edição com a proposta da união entre campo e cidade

Evento terá, além dos 6 grandes remates, uma extensa programação entre os dias 4 a 15 de outubro no Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho
(Foto: Matias Moura/AP)

A Associação e Sindicato Rural de Livramento realizam a partir da próxima quarta-feira, 4 de outubro, a sua 85ª edição da Expofeira com uma programação voltada para o homem do campo e da cidade.
A feira que se estenderá até o dia 15, terá além dos tradicionais remates das raças Angus e Brangus, Hereford e Braford, várias atividades, como palestras; cursos; feira da agroindústria; apresentação de adestramento de cães; projeto Um Dia na Fazendinha; programa SENAR da saúde do homem; mulher e adolescente Rural; shows musicais; II edição da Charla Binacional de Pecuária em Campo Natural; participação do escritório local do IRGA; palestra sobre o Plano Safra; participação da Inspetoria de Defesa Agropecuária do município, apresentando dados sobre o Programa Sentinela e o controle da gripe aviária; entre outras.
A rodada de negócios da feira inicia no dia 5, quinta-feira, às 19 horas, com o remate Parceria Genética; seguido por Touros da Fronteira, na sexta-feira (6) a partir das 19 horas; Estância Carcávio, na segunda-feira dia 9 às 18 horas; Estância Bela Vista, terça-feira (10) às 19 horas; São Bento e Reculuta, quarta-feira (11) às 18 horas; e encerrando a agenda de remates da 85ª, Expofeira Sigma Brangus, no sábado, dia 14, às 13h30.
Segundo o presidente da entidade, Luiz Carlos D’auria Nunes, as expectativas para a feira são as melhores, embora o momento atual da pecuária esteja passando por um período de baixa. Segundo ele, a Expofeira de Livramento é uma das principais praças de comercialização de genética bovina do país, e isso graças ao trabalho dos cabanheiros que ano após ano apresentam animais de grande qualidade. “Esperamos ultrapassar a casa dos 12 milhões de reais em comercialização, que foi a marca que a nossa feira alcançou em 2022, com destaque exclusivo para a venda somente de genética bovina. No ano passado superamos a Expointer em vendas e esperamos neste ano bater essa marca novamente. Outro destaque para a feira deste ano é a programação que está cheia de atrações tanto para o homem do campo, quanto da cidade. E essa integração tem sido a proposta da nossa gestão. Desejamos a todos uma excelente Expofeira”.
Outro destaque do evento será a cavalgada de abertura, que acontecerá na manhã de sábado, dia 7 de outubro, percorrendo as ruas do município com o objetivo de enaltecer o trabalho do homem do campo. Já no domingo (8) às 9h30, será inaugurado o novo espaço equestre do Parque Augusto Pereira de Carvalho, que se chamará Luiz Pedro Varez Albornoz Filho em homenagem ao produtor rural que foi um grande incentivador do Cavalo Crioulo. O espaço abrigará, futuramente, o projeto de equoterapia do Sindicato Rural. A programação completa da Expofeira pode ser encontrada nas redes sociais.