Está confirmado para a próxima sexta-feira, dia 15 de setembro, às 9 horas da manhã, na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento, a próxima parada do Ciclo de Audiências Públicas – Turismo, Integração e Desenvolvimento Fronteiriço. Entre as autoridades que devem participar do encontro, está o secretário em exercício de Turismo do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Rodriguez Júnior.
O objetivo principal do Ciclo de Audiências é criar um espaço de diálogo, reflexão e colaboração entre os representantes e cidadãos das cidades fronteiriças, pois há um entendimento que cada município possui desafios únicos, mas também potenciais valiosos a serem explorados. Ao unir esforços e ideias, pode-se encontrar soluções eficazes para melhorar a qualidade de vida da população e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico das regiões.
Após cada audiência, serão elaborados documentos com as questões discutidas e os possíveis encaminhamentos. Esses relatórios serão entregues à Comissão do Mercosul, presidida pela deputada estadual Adriana Lara, para serem analisados e considerados em futuras ações legislativas e políticas públicas.
Além do secretário estadual, devem participar do encontro todos os munícipes, líderes, empresários, representantes da sociedade civil e autoridades que desejarem se juntar ao “Ciclo de Audiências Públicas – Turismo, Integração e Desenvolvimento Fronteiriço”.
QUEM É O SECRETÁRIO EM EXERCÍCIO
Luiz Fernando Rodriguez Júnior possui graduação em ciências econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), graduação em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006), onde concluiu os créditos para doutoramento em 2015. É pós-graduado em planejamento governamental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988) e em direito tributário pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003).
Ingressou no cargo de provimento efetivo de auditor público do Tribunal de Contas (1988), onde foi consultor técnico e posteriormente diretor da corte, estando ainda no exercício do cargo em 2023 – 35 anos. Atuou como consultor no Senado Federal junto à Comissão de Assuntos Econômicos e também integrou a Secretaria da Receita Federal – Ministério da Fazenda, sendo membro titular dos Comitês Gestores de Tributação do Simples Nacional e também do ITR (Imposto Territorial Rural). Foi presidente da Fundação Escola Superior de Direito Tributário e o 1º vice-presidente da Tax Academy of the Americas, organizador de congressos e seminários na área de direito tributário e direito financeiro.
É conselheiro junto ao Conselho de Administração do Badesul, e foi diretor-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Exerceu as funções de diretor-geral e secretário de Estado adjunto da Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural. Tem experiência na área de economia, com ênfase em rendas e tributação, gestão pública, auditoria e direito administrativo. É professor e palestrante de instituições públicas e privadas.