Se iniciou nos últimos dias uma mobilização pela revitalização do Parque Internacional. De acordo com o vereador Aquiles Pires (PT), houve um pedido do intendente departamental de Rivera, Richard Sander, para que cada município (uruguaio e brasileiro) pudesse financiar 50% dos recursos.
Na semana passada, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, esteve no Parque participando da 8ª edição do Fronte(i)ra Festival Binacional de Enogastronomia. Na oportunidade, em entrevista ao Jornal A Plateia, Pimenta anunciou que pretende trazer o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, na Fronteira da Paz, nos próximos dias. “Nós queremos trazer ele para ajudar no projeto de revitalização do Parque Internacional […] Só não veio hoje, porque Lula está no Pará, Estado dele”, contou Pimenta.
O ministro gaúcho comentou que esteve reunido com o Intendente de Rivera e com o ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, e que tem interesse em realizar a próxima reunião em Sant’Ana do Livramento ou Rivera. “Por tudo que o Parque Internacional significa e eu não quero ficar de fora deste projeto”.
Para o vereador Aquiles, o espaço é “extraordinário” e precisa ser preservado. “É uma obrigação nossa manter esse espaço em condições de receber o público. Isso aqui tem que ser um espaço para todos e ter investimento permanente para a recuperação e manutenção deste Parque”, comentou.
O parlamentar agradeceu o empenho do ministro da Secom. “O Pimenta de pronto se colocou à disposição e se comprometeu, junto ao Intendente de Rivera, de auxiliar nesta construção. É isso que nós queremos: políticas públicas do Governo Federal junto conosco, e o Pimenta é nosso elo entre Brasília e Livramento”, finalizou.