qua, 11 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 07 e 08.12.24

Santa Casa começa a operar o tomógrafo com pacientes internados no hospital

Instituição aguarda autorização para utilizar equipamento em pacientes que não estejam internados
Exames foram realizados com o novo equipamento (Foto: Rodrigo Evaldt/AP)

Depois de dois anos entre o anúncio, a instalação e a efetividade, a Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento começou a operar com tomógrafo próprio. O equipamento, comprado com uma emenda parlamentar de R$ 2,8 milhões do deputado Ubiratan Sanderson (PL), já realizou 35 exames em pacientes que estão internados no hospital.
Desde novembro do ano passado, quando a empresa terceirizada que atuava no interior da instituição encerrou o serviço, a pedido da direção da Santa Casa, os pacientes que dessem entrada no nosocômio e precisassem do exame de imagem eram transportados de ambulância para realizá-lo em uma clínica fora do ambiente de internação.
A expectativa da direção é de que, até final do ano, receba todas as autorizações necessárias e possa realizar os exames para pacientes da rede básica do município, através de um convênio entre a instituição e a Prefeitura. Enquanto isso não acontece, o avanço parcial já é notado, especialmente com pacientes de urgências e emergências, que estão passando pelo procedimento na instituição. “Com o equipamento já em funcionamento, nós diminuímos o custo de remoção do paciente até a clínica; diminuímos o desgaste da equipe e também o risco do paciente em ter que sair do ambiente hospitalar”, explica a diretora Leda Marisa.

OS CUSTOS EXTRAS

Apesar do investimento alto feito através do deputado, ainda são necessários outros recursos para garantir 100% do funcionamento do equipamento. A Santa Casa precisou adquirir, nesta semana, um estabilizador de energia para o tomógrafo. Isto porque a instituição tem outros equipamentos de impacto na energia que podem dar sobrecarga na rede. O estabilizador em questão custa, aproximadamente, R$ 18 mil. “Nós não podemos correr o risco do prejuízo, caso essa sobrecarga aconteça, por isso estamos realizando esta compra”, complementa a diretora.

Proprietários de terra poderão chamar força policial para retirada imediata de invasores

É o que prevê o PL 8262/2017 aprovado pela CCJC nesta quarta-feira (11), que recebeu parecer favorável do deputado federal Zucco (PL-RS) A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou, nesta quarta-feira (11), o Projeto de Lei 8262/2017, de autoria do deputado federal André Amaral (PMDB-PB). A proposta dispõe sobre a retirada de invasores de propriedade privada,

TCE-RS assina novo termo de acordo de cooperação técnica de combate à corrupção

Ontem (9), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) esteve representado pelo conselheiro-ouvidor Cezar Miola em evento alusivo ao Dia Internacional Contra a Corrupção. Na ocasião foi assinado novo termo de cooperação técnica de combate à corrupção da Rede de Controle da Gestão Pública no RS (REDE-RS). O evento realizou-se na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul,