A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (SMTTMU) realizou, nos últimos dias, uma operação de fiscalização nos veículos de transporte escolar, na zona rural de Sant’Ana do Livramento. Quatro veículos sem autorização para transportar alunos foram flagrados pelos agentes cometendo a infração.
De acordo com Fernando Repetto, inspetor da SMTTMU, a secretaria recebeu uma série de denúncias diretas ou através do Controle Interno do município (CI) sobre os casos. “Diante disso, o secretário Márcio Goulart determinou que a gente fizesse a fiscalização no transporte escolar na área rural”, comentou. Ele contou que desde março vem sendo desempenhado esse trabalho. “Infelizmente se comprovou essas denúncias de veículos que não eram legalizados para este fim, efetuando o transporte irregular dessas crianças”, explicou.
Repetto explicou como funcionava a fraude. Segundo ele, as empresas cadastravam um veículo para transportar os alunos, no entanto a mesma empresa utilizava carros particulares para prestar o serviço. “Nós conseguimos flagrar esse tipo de situação”, disse.
A Secretaria de Trânsito orienta pais e professores que flagrarem esta irregularidade, a registrar uma denúncia diretamente na Pasta ou até mesmo no CI. Fernando explicou que carros, vans ou até mesmo ônibus, precisam passar por uma vistoria para que tenham licenciamento de transporte de alunos, caso contrário é proibido.
“Se acontecer um acidente ou um sinistro qualquer, será uma situação muito difícil. Nós já tivemos relatos de veículos que pegaram fogo e outras situações que acontecem. Então é importante que as pessoas façam a denúncia, porque é uma fiscalização difícil de se fazer, não é fácil de identificar, porque são grandes distâncias em várias localidades”, relatou o inspetor sobre o trabalho realizado.
Ele frisou também, que para a prestação do serviço do transporte escolar rural, é realizado um processo licitatório que deve ser respeitado. “A empresa cadastra um veículo ‘x’. Desse veículo é verificada as condições dele, de documentos, enfim, passa por vistoria… Só que depois efetivamente na prática, é colocado um veículo ‘y’, que não passou por vistoria alguma. Isso causa um risco, além de ser ilegal”, contou.
Moradores de Sant’Ana do Livramento e Rivera tem 50% de desconto no passeio do Trem do Pampa
A temporada de férias de verão está próxima e as famílias estão sempre em busca de novas experiências para esta época do ano. Inaugurado em julho, o passeio do Trem do Pampa é uma opção para todos os públicos, principalmente para moradores de Sant´Ana do Livramento e Rivera, que tem 50% de desconto através da campanha “Eu Sou Daqui”, da Giordani Turismo, responsável pelo