Uma iniciativa que reúne esporte, educação e inclusão social vem ganhando destaque em Sant’Ana do Livramento: é o projeto “Tênis nas escolas”, coordenado pela professora Cláudia Pinto Ribeiro, educadora física na Escola Municipal de Ensino Fundamental Saldanha Marinho. O programa, que iniciou neste mês, proporciona a alunos com idades entre 8 e 12 anos, praticarem Tênis, esporte que, apesar da popularidade, é pouco praticado, especialmente entre pessoas com menor poder aquisitivo.
As aulas, que acontecem na sede do Tênis Clube de Sant’Ana do Livramento, são a materialização de um desejo de Cláudia: “Apresentei este projeto na minha escola, Saldanha Marinho, e foi muito bem recebido. O professor André Vaz, que é meu colega, foi quem fez a intermediação com o Tênis Clube, que abraçou o projeto. Nesse meio tempo, a administração do clube entrou em contato com a direção da escola e foi estabelecida a parceria”, conta. O projeto conta com o patrocínio da Sicredi, Delivery Much e da Prova, que oferece cursos profissionalizantes aos pais dos alunos, além da Prefeitura Municipal, que oferece o transporte.
Atualmente, 24 crianças participam das aulas duas vezes por semana, todas alunas da escola Saldanha Marinho, mas o objetivo, como destaca Cláudia, é aproveitar o apoio e o retorno positivo que o projeto tem gerado para expandir à mais escolas: “só tenho a agradecer a todos os apoiadores. A ideia, a partir de agora, é poder expandir a oferta para toda a rede municipal, criando mais turmas”, conta. Com previsão de conclusão para outubro, espera-se que o “Tênis nas escolas” cresça e possa, por meio do esporte, proporcionar ensinamentos que transcendem os limites das quadras.


Câmara aprova projeto que destina royalties do petróleo à educação
Projeto amplia o uso de royalties do petróleo para políticas de assistência estudantil e educação profissional, visando reduzir desigualdades sociais.