Prestes a completar 199 anos de fundação, no próximo dia 30 de julho, Sant’Ana do Livramento possui um grande desafio: retomar a sua importância histórica, econômica e social na região Fronteira Oeste e Campanha do Estado do Rio Grande do Sul. O município possui no agronegócio um importante destaque por ser um dos principais produtores agropecuários do Brasil. Não só no quesito genética bovina, mas também por ser a Capital Nacional da Ovinocultura, além da vitivinicultura bem estruturada e desenvolvida e a produção de oliveiras e seus azeites, vê também no Turismo uma possibilidade de crescimento.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael Damasceno, já há um trabalho com o foco em buscar uma aproximação tanto dos pequenos produtores da Agricultura e Agroindústria Familiar, como também proporcionar uma abertura de diálogo com os microempreendedores locais.
Para Rafael, é importante que o governo municipal consiga aproximar os produtores e empresários e ainda possibilite condições para que eles se desenvolvam e assim gerem emprego e renda. Neste sentido, a Secretaria de Desenvolvimento vem trabalhando em conjunto com o Planejamento municipal visando, entre outras coisas, estruturar o Distrito Industrial que se encontra próximo ao acesso do Porto Seco e que, atualmente, não possui condições de receber empresas.
O secretário comenta que existe um projeto para organizar e estruturar o local com a colocação de pavimentação, fornecimento de água e de energia elétrica para atrair novas empresas. “Já estamos conversando com o Planejamento, Obras e demais pastas. Já tivemos uma reunião com o pessoal da RGE para solicitar que seja disponibilizada uma rede com mais capacidade para o local. A partir daí, o município terá condições para buscar novos investidores”, destaca.
Segundo ele, outro projeto importante que a Pasta vem trabalhando é a organização de uma Feira de Negócios e Oportunidades do município em parceria com o Sebrae, no mês de outubro. Conforme o secretário, atualmente, o município tem mais de cinco mil microempresários que podem trabalhar conectados para a criação de novas vagas de emprego. “Se todos eles se unirem e tiverem o apoio do Executivo para trabalhar, nós estamos falando em uma grande geração de empregos. Porque é justamente nisso que nós acreditamos, no crescimento endógeno por meio das pessoas”, encerrou.


Webinário promovido pelo TCE-RS detalha diretrizes para a atuação das ouvidorias
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) promoveu o webinário “A Ouvidoria como Ferramenta de Participação”, na tarde desta quinta-feira (20). A atividade faz parte do “Ouvidoria Day”, uma série de eventos simultâneos realizados pelos Tribunais de Contas, com o apoio do Instituto Rui Barbosa e da Atricon, para incentivar a participação da sociedade no controle da administração pública. O