sex, 12 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 06 e 07.07.24
Aplateia Digital | 06 e 07.07.24

Última Edição

Projeto de desenvolvimento sustentável da Fronteira da Paz é lançado oficialmente

Encontro contou com representantes da União Europeia
O gabinete foi inaugurado no início da semana (Foto: Matias Moura/AP)

A semana foi marcada por uma série de agendas com os representantes do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular entre Espanha e Portugal, em Sant’Ana do Livramento. Os técnicos participaram do lançamento oficial do projeto de desenvolvimento sustentável da Fronteira da Paz. O evento de lançamento oficial foi aberto pela prefeita Ana Tarouco (DEM), que deu as boas-vindas à comitiva vinda de Portugal, Espanha, Argentina e Uruguai, liderada pelo secretário geral do Eixo, Xoan Vazquez.
Ana destacou a importância do projeto para Sant’Ana do Livramento e Rivera e parabenizou o envolvimento dos técnicos da Prefeitura. “Livramento é um celeiro de boas ideias e práticas e tudo isso nós precisamos explorar. Esse projeto é uma bandeira de abertura que dá para fazer”, afirmou.
O secretário Geral do Eixo Atlântico Noroeste Peninsular, Xoan Vazquez Mao, destacou as características da Fronteira da Paz, que foram fundamentais para a escolha para o desenvolvimento do projeto. “Vimos que a fronteira de vocês têm todas as condições para receber um projeto da União Europeia, com isso vimos desenvolver um projeto, mas também aprender com vocês, para juntos fazermos história”.
O projeto traz recursos que chegam à marca de um milhão de euros para o investimento de assuntos ligados à sustentabilidade, aos direitos humanos, em especial ao tratamento dos resíduos sólidos e à inclusão das famílias que tiram seu sustento de atividades relacionadas à reciclagem. A coordenadora do Projeto, engenheira Sandra Severo de Abreu, agradeceu o apoio institucional ao projeto, à equipe de técnicos envolvidos e ressaltou que a visita da comitiva simboliza uma nova fase da Fronteira da Paz Sustentável.
O espaço destinado ao trabalho fica localizado no Parque Internacional e é o primeiro do Comitê Binacional do Mercosul. Para Ana Tarouco, mais uma vez, Livramento e Rivera estão fazendo história, “em um pioneirismo de binacionalidade real e concreta”. “Estamos muito satisfeitos, hoje com a presença dos representantes da Comissão Europeia, que estão em agenda desde ontem”, complementou.