qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Prefeita exonera dois secretários em uma semana

Segundo Ana Tarouco, substituições são atos de gestão
Ex-Secretário da Agricultura Roberto Braz e Ex-Secretária de Desenvolvimento Adriana Muniz

A prefeita Ana Tarouco (DEM) exonerou, nesta semana, dois dos seus secretários municipais.
Um deles foi o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Braz, e o outro foi a chefe de gabinete da prefeita e secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriana Muniz.
Procurada, Adriana disse que ela mesmo pediu para a prefeita exonerá-la. “Venho há muitos dias com sérios problemas de saúde, solicitei à prefeita minha exoneração, não conseguiria desempenhar minhas funções como o cargo exige”, comentou. Adriana já estava afastada de suas atribuições em virtude de problemas de saúde e com atestado médico, que teve seu prazo findado nessa terça-feira (28), data de sua exoneração.
A agora ex-chefe de gabinete e ex-secretária é conhecida pela sua proximidade e afinidade com a prefeita Ana Tarouco, desde quando exerciam seus cargos na Polícia Civil, Ana como delegada e Adriana como comissária. Várias agendas da chefe do Executivo em Brasília, foram acompanhadas por Adriana que desde janeiro compôs o alto escalão do governo Municipal.
Adriana é companheira do secretário de Trânsito afastado, José Serpa. Ele saiu do cargo após a 11ª Vara Criminal da Justiça Federal, de Porto Alegre, deferir seu afastamento no último dia 10 de dezembro. Serpa é suspeito de fornecer dados sigilosos de órgãos da segurança pública ao filho que é investigado por lavagem de dinheiro e crimes financeiros, através da operação Patris Arcanum. Em latim, esse expressão significa “o segredo do pai”. Ainda nenhum nome foi mencionado pela Administração para substituir Adriana, tanto na chefia do gabinete, quanto na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Já Roberto afirmou que foi exonerado. Disse que a informação preliminar de que ele teria pedido para sair “não conferia” e que não sabe da onde partiu esta hipótese. Braz é engenheiro agrônomo, servidor de carreira da Secretaria de Agricultura e estava como titular da pasta desde o início da atual gestão.
De acordo com a prefeita, as exonerações são “atos de gestão”. Em 2021, o governo já teve substituições nas pastas da Secretaria Geral de Governo, quando o então titular Evandro Gutebier passou o cargo para a atual secretária Marta Medina, logo na Saúde, quando Caroline Alves saiu e Paulo Vargas foi nomeado para substituí-la. Depois, a alteração foi na Assistência Social, com a saída de Gabriele Fernandes, agora Maria Dreckner responde pela Secretaria. Por último, neste mês, o secretário de Trânsito, José Serpa foi afastado após a operação da PF, ficando Márcio Goulart interinamente respondendo pela pasta.

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e