seg, 13 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Estradas rurais deverão ser prioridade em 2022

Departamento de estradas rurais deverá contratar empresa terceirizada para manutenção na zona rural

Uma demanda antiga, importante, e um dos maiores desafios para quem assume o governo municipal são as estradas rurais do município. Segundo em extensão territorial no estado, sendo um importante produtor de diversas cadeias produtivas do setor primário, o munícipio de Sant’Ana do Livramento e seus moradores do interior clamam há muito tempo por uma atenção especial na questão da infraestrutura da zona rural do munícipio.
Segundo o titular da pasta da agricultura, Roberto Braz, 2021 foi um ano bastante difícil por conta da escassez de recursos e maquinário. “Quando assumimos em janeiro deste ano, recebemos equipamentos bastante sucateados e escassos, muitos deles depredados e sem condições de trabalhar por falta de manutenção. E isso acaba impactando no funcionamento do maquinário. Apesar disso, nós temos uma equipe mínima que trabalhou neste ano, sem contar com uma motoniveladora que é o principal equipamento para fazer estrada. Então, durante todo este ano, nós não contamos com esse equipamento da frota municipal, trabalhando praticamente com apenas dois tratores com lâmina. Isso afetou no rendimento do serviço e nosso cronograma”.
Segundo o secretário, o trabalho contou com o apoio muito grande dos produtores rurais de várias localidades do munícipio. “Fica, inclusive, o nosso agradecimento a todos os produtores, que estão sempre dispostos a ajudar. Porque são eles que diariamente transitam por esses trechos. Nós iniciamos o ano atacando as localidades como Espinilho, Passo do Trilho, Moirões que possuem problemas pontuais. Realizamos a manutenção dessas localidades com apenas retroescavadeira e rolo compactador. Inclusive para o trabalho nesses locais, nós conseguimos apoio de uma equipe terceirizada. Também trabalhamos no Passo do Inglês, do Cerrito onde foi feita toda a extensão da estrada para o escoamento da produção de arroz do munícipio, região da Madureira e adjacências que é considerada uma grande região agrícola do município, Capão da Madeira, Coxilha de Santo Inácio entre outras localidades” disse.
Segundo o secretário, em 2022, a expectativa é atacar outras prioridades intensificando o que já foi feito, mas com o suporte do orçamento próprio da gestão Ana e Evandro. Roberto Braz destaca que a ideia é contratar uma empresa terceirizada com maquinário próprio e completo para realizar o trabalho de recuperação das vias rurais.