qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Proposta do Centro Pós-Covid 19 ganha apoio de lideranças gaúchas

O vereador Duda Amaral apresentou a ideia, esta semana, a políticos e profissionais da Saúde de vários municípios do Rio Grande do Sul
Líder do governo, deputado Frederico Antunes e o vereador Duda Amaral

O vereador Duda Amaral (Progressistas) esteve na Capital do Estado durante quase toda esta semana mantendo contatos sobre diversas pautas que vem articulando para a comunidade santanense, com atenção especial para a proposta de criação de um Centro de Atendimento Pós-Covid 19, que propõe como meio de ampliar e melhorar a estrutura de atenção a pacientes com sequelas da Covid-19 e familiares de vítimas da doença. A ideia é uma parceria entre Estado e municípios para montar locais exclusivos com atendimento multidisciplinar.
Segundo Duda Amaral, muitas prefeituras já estão oferecendo este tipo de serviço, porém não de forma exclusiva, e sim na mesma estrutura de saúde onde também buscam pacientes com outras enfermidades. A proposta é da criação de ambulatórios específicos para atendimento aos pacientes que se recuperam do vírus, mas enfrentam a seguir diferentes tipos de sequelas, que vão desde aspectos sensoriais até mesmo à capacidade física, necessitando apoio psicológico, assistência social, fisioterapia, educação física, entre outros.
O vereador conversou com especialistas médicos que confirmaram a tendência de aumento significativo do público pós-Covid nos próximos anos. “Além disso, já há grande demanda de atendimentos para os casos eletivos que ficaram represados na pandemia, como me alertou o geriatra Leandro Minozzo, de Novo Hamburgo, com quem conversei sobre itens do projeto”, acrescenta Amaral.
O vereador lembra que já conversou com a prefeita Ana Tarouco, apresentando o plano, e que ela também é uma defensora da ideia.
Em Porto Alegre, esta semana, ele tratou do assunto também com os deputados Gabriel Souza, presidente da Assembleia Legislativa, Frederico Antunes, líder do Governo, e Issur Koch, qu’e preside a Comissão do Mercosul do Parlamento gaúcho, além do presidente estadual do Progressistas, Celso Bernardi, e do prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello.
“A receptividade de todos superou as minhas expectativas. O prefeito Ronnie fez convite para visitá-lo em Uruguaiana e conhecer o atendimento que estão iniciando na cidade. O presidente do Progressistas, Celso Bernardi, pretende tornar a preocupação com os pacientes pós-Covid uma das prioridades do partido na área da saúde. E os três deputados mostraram interesse em ajudar a criar o ambulatório para cuidar das pessoas com sequelas ou que perderam familiar para a doença”, relata. Segundo Amaral, o deputado Frederico Antunes na mesma hora entrou em contato com autoridades do Governo do Estado para tratar sobre a inclusão do tratamento do Pós Covid no orçamento do próximo ano.

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e