Na próxima segunda-feira (24), o vereador Felipe Torres (DEM), deve protocolar na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento documento solicitando a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com a finalidade de investigar possíveis irregularidades na distribuição e seleção das casas do Loteamento Manoela, empreendimento do Programa “Minha Casa, Minha Vida”
Nessa sexta-feira (21), já com o requerimento pronto, o vereador Felipe Torres começou a recolher as assinaturas de seus colegas para dar início aos trabalhos. Segundo ele, a ideia da CPI é investigar a fundo inúmeros temas que envolvem algumas secretarias, como Planejamento e Meio Ambiente, Assistência Social na relação de beneficiários do Programa “Minha Casa, Minha Vida” e Departamento de Água e Esgotos no quesito infraestrutura.
O objetivo da CPI deverá se basear em apurar possíveis irregularidades em todo o processo do loteamento, desde sua construção até a seleção dos moradores, uma vez que, supostamente haveria reclamações quanto à infraestrutura das residências.
O líder da bancada do DEM, também contou que recebeu várias manifestações da comunidade, relatando possíveis fraudes, inclusive em obras pluviais. O parlamentar também disse que a origem da investigação se dará em face das reportagens feitas pelo Jornal A Plateia e RBS TV. “São denúncias de pessoas que foram em suas residências e não conseguiram entrar nas casas porque já havia outras famílias morando lá”, afirmou.
O parlamentar destacou ainda que não quer que as obras “virem um elefante branco e a prefeitura tenha que arcar com o prejuízo”.
SEMANA POLÊMICA
Nessa semana, ao falar sobre a sua pretensão sobre a CPI, Torres e o vereador Leandro Ferreira (PT) se desentenderam. “Essa Casa (Câmara) precisa tomar uma atitude […] são denúncias graves que deverão ser apuradas, tá cheirando a coisa muito séria”, relatou Torres.
Mesmo sem ter sido citado, o vereador Leandro Ferreira (PT) contrapôs as falas de seu colega na tribuna. “Há tempos me perseguem, mas sei da minha conduta e índole. Minhas contas estão à disposição”, afirmou Leandro.
Torres voltou à tribuna da Câmara e rebateu: “Fiquei decepcionado com a sua fala, vereador. Em nenhum momento eu lhe ofendi, eu tô querendo que a gente dê esclarecimentos para a comunidade, eu não tô lhe acusando. Em algum momento eu citei o seu nome aqui vereador?”, questionou.