qui, 12 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 07 e 08.12.24

“O feijão estava bichado e o leite em pó com água”, relata depoente da CPI

Eliza Garcia foi a primeira a denunciar à Câmara de Vereadores sobre a condição dos alimentos que recebeu
A vereadora Eva Coelho fez os primeiros questionamentos à Eliza Garcia, na CPI dos Alimentos

A primeira depoente da semana, na Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI dos Alimentos, que investiga suposta destinação de donativos vencidos pela Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social, Eliza Garcia Carvalho, contou que foi até a pasta para receber uma cesta básica e quando chegou em casa percebeu que alguns alimentos estavam vencidos. “Estava uma água suja”, afirmou a dona de casa fazendo referência ao leite em pó que havia recebido.
O depoimento de Eliza aconteceu na última quinta-feira (13), no plenário da Câmara. Ela disse também que tem dois filhos com necessidades especiais, sendo um de 18 anos e a outra de 4 anos e que, por isso, procurou assistência na Secretaria. Segundo ela, foi mal atendida. “Eu ia lá e eles estavam sempre em reunião, nunca podiam me atender. Atendem muito mal”.
A depoente disse que recebe benefícios do Governo Federal, entretanto o valor é destinado somente a fraldas e remédios dos filhos.

PRÓXIMOS PASSOS

A investigação iniciou após parlamentares encontrarem alimentos vencidos no almoxarifado da Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social (SMAIS) no início do ano, que supostamente foram distribuídos a famílias santanenses.
Nessa quinta, os parlamentares aprovaram em plenário a prorrogação dos trabalhos da comissão por mais 30 dias, com previsão de término dos trabalhos no dia 04 de julho. Os vereadores deliberaram também a convocação do procurador geral do município, para prestar depoimento nas próximas oitivas, bem como a convocação do diretor da empresa Ansus e os balanceiros da SMAIS.

⚠️Copom eleva Selic em 1pp, para 12,25% ao ano

Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic, juros básicos da economia, em 1 ponto percentual, para 12,25% ao ano. A alta consolida um ciclo de contração na política monetária. Após passar um ano em 13,75% ao ano, entre agosto de 2022 e agosto de 2023, a taxa teve seis cortes de 0,5 ponto e um

Proprietários de terra poderão chamar força policial para retirada imediata de invasores

É o que prevê o PL 8262/2017 aprovado pela CCJC nesta quarta-feira (11), que recebeu parecer favorável do deputado federal Zucco (PL-RS) A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou, nesta quarta-feira (11), o Projeto de Lei 8262/2017, de autoria do deputado federal André Amaral (PMDB-PB). A proposta dispõe sobre a retirada de invasores de propriedade privada,