qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Assistente social conta como descobriu que mãe doaria sua filha recém-nascida

“Eu achei estranha a atitude da acompanhante”, relata a profissional. As duas mulheres foram presas em flagrante
(Foto: Marcelo Pinto/AP )

A assistente social Marta Roncai contou os bastidores de como descobriu que uma mulher estava doando o seu filho recém-nascido à acompanhante dela no hospital Santa Casa de Misericórdia, nessa semana. Na tarde de quarta-feira (05), a Polícia Civil prendeu as duas mulheres por remessa da criança ao exterior.
Marta foi comunicada pelo plantão da maternidade dos desejos da mãe de não amamentar a criança por não querer nenhum vínculo com ele, também de não registrar o bebê recém-nascido. Ao ser questionada sobre o fato, ela respondeu que o registro seria feito pelo pai, supostamente um caminhoneiro uruguaio, que não estaria na cidade naquele momento e iria ao hospital assim que chegasse.
“Eu achei estranha a atitude da acompanhante, uma mulher uruguaia que me deu o documento do suposto pai da criança e que a mãe sempre conversava olhando para a mulher que estava no quarto com ela, com receio ou até mesmo parecendo intimidada”, contou.
Ao constatar a conduta suspeita das duas mulheres, Marta prontamente acionou o Conselho Tutelar que conversou com a mãe para convencê-la a registar a criança. Mesmo assim, a mãe reafirmou que o pai a levaria assim que recebesse alta.
Marta Roncai acionou a Policia de Rivera para conferir os dados do pai e da acompanhante. A assistente social registrou um boletim de ocorrência e comunicou à Brigada Militar. A delegada Giovana Müller, foi até o hospital e constatou a prática do crime. As mulheres foram presas em flagrante.
De acordo com a delegada, a mãe não queria a criança e desde o início da gravidez teria feito esse acordo. Inclusive, o enxoval e a gestação teriam sido custeados pela uruguaia, o que caracteriza o interesse em ficar com a criança.
Aa duas mulheres não quiseram prestar depoimento. A Polícia deve pedir quebra de sigilo telefônico para verificar se existem mensagens que liguem o caso com a entrega da criança. Elas foram levadas para a Penitenciária Estadual de Livramento. A pena para este tipo de crime, inafiançável, é de quatro a seis anos de reclusão. “É um caso que surpreende e gera uma revolta e uma comoção. Devido a fragilidade da situação, essa mãe aceitou pelas vias ilegais, doar o seu filho. Por se tratar de uma fronteira entre dois países, esta prática se enquadra no crime de remessa de crianças para o exterior”, explicou Müller.

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e