ter, 30 de abril de 2024

Variedades Aplateia | 27 e 28.04.24

Cartório Eleitoral pede atenção aos eleitores

Célia Arteche destaca o cuidado com notícias falsas

Nesse último domingo (27), teve início em todo o território nacional o período eleitoral para prefeitos e vereadores. Quem circulou pelas ruas de Sant’Ana do Livramento, já na segunda-feira (28), pôde ver militantes de alguns partidos políticos distribuindo material de campanha com bandeiras em punho. No mesmo dia, o Executivo Municipal publicou um novo decreto que trazia, além de outras normativas, algumas observações acerca das eleições e das campanhas.
Por se tratar de um momento importante, a palavra de ordem é atenção, como explicou a Chefe do Cartório Eleitoral, Célia Arteche. “Este ano vai ser por rede social a maioria da propaganda eleitoral. […] O eleitor tem que ter cuidado para não repassar informação que não seja verdadeira. Esse é o maior cuidado”. Ainda sobre a propaganda eleitoral, Célia informou que os carros de som só poderão ser utilizados para acompanhar carreatas ou caminhadas. “Não pode um carro de som sozinho circulando, então já diminui também a poluição sonora”.
Em caso de dúvidas por partes de candidatos ou eleitores, Célia orienta que todos busquem as respostas na resolução de N° 23.610, publicada em 18 de dezembro de 2019 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dispõe sobre a propaganda eleitoral e condutas ilícitas em campanha eleitoral.
Antes de encerrar, Célia comentou sobre a espera por mais mesários voluntários. “Vamos ter todos os cuidados sanitários nas eleições, mas ainda faltam algumas vagas serem preenchidas. Por exemplo, (a seção do) Centro de Saúde foi alterada para o Clube dos Sargentos, […] justamente para evitar qualquer risco aos eleitores e aos mesários”. Quem deseja ocupar uma das vagas, pode entrar em contato através do telefone do Cartório Eleitoral de Livramento, que também é whatsapp: (55) 9-9661-5791, ou pelo site do TSE: www.tse.jus.br.
Comparada com a de 2016, a eleição deste ano em Livramento teve um aumento considerável no número de candidatos à Prefeitura e à Câmara de Vereadores. Desde domingo, oficialmente são sete candidatos concorrendo ao cargo máximo do município, contra cinco no último pleito, o que representa 40% de aumento e também confere a cada candidato 14,2% de chances de chegar ao posto. Já no caso dos postulantes a uma das 17 vagas de vereador, o aumento foi de 8% em relação a 2016. O número de candidatos cresceu de 185 para 200, o que representa, aproximadamente, 12 candidatos por vaga, pouco mais de 1% de chance para cada um.

MUITO OBRIGADO

Gilberto Jasper Jornalista/gilbertojasper@gmail.com “A gratidão ou agradecimento é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc. Em um sentido mais amplo, pode ser explicada também como recognição abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona”. Infelizmente o termo “gratidão” virou slogan, chavão, lugar-comum. É

Uma parceria histórica que se fortalece

Fernando Lemos Nas últimas décadas, a sociedade passou por profundas transformações. Elas têm relação com a tecnologia, mas vão muito além: ocorrem com os hábitos, costumes e expectativas dos consumidores. As pessoas exigem experiências cada vez mais personalizadas e ágeis, que deem praticidade e comodidade. E como se constrói isso? O digital é parte da resposta, mas não é só