dom, 28 de abril de 2024

Variedades Aplateia | 27 e 28.04.24

Semana Farroupilha em Livramento é marcada por inovação

Mesmo em meio à pandemia, santanenses mantêm as tradições
Foto: Marcelo Pinto/ AP

Berço de um dos mais importantes movimentos tradicionalistas do estado do Rio Grande do Sul, Sant’Ana do Livramento sempre figura entre as principais cidades quando o assunto é o cultivo às tradições gaúchas. Neste ano, embora a programação tenha sofrido grandes mudanças, impostas pela pandemia do novo Coronavírus, não foi diferente.
Na segunda-feira (14), data que marca o início da Semana Farroupilha, em uma cerimônia realizada em uma localidade rural no Cerro Chato, onde o santanense e tradicionalista João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes passou parte de sua infância, foi acesa a Chama Crioula, um dos principais símbolos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
A solenidade foi acompanhada por um número restrito de pessoas, de acordo com o protocolo sanitário do município, mas através das redes sociais milhares de gaúchos prestigiaram o evento. A partir daí, o transporte da Chama até o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância Velha ficou a cargo do Grupo Santanense de Cavalgadas, representado por 15 membros. A comitiva realizou a entrega do símbolo no dia seguinte, após percorrer as principais ruas da cidade.
Para João Pires, um dos integrantes do Grupo, o momento foi de grande emoção. “A gente procurou fazer dentro dos protocolos e cultuar o nosso tradicionalismo, que é trazer uma centelha da chama para Sant’Ana do Livramento”, comentou.
O CTG foi escolhido para substituir o tradicional galpão montado pela Prefeitura na praça General Osório, a medida foi adotada visando facilitar o controle da circulação de pessoas no local. A partir da terça-feira (15), as entidades tradicionalistas santanenses revezaram a guarda da Chama, entretanto, observando as orientações e protocolos sanitários impostos pela Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas.
Mesmo com poucos representantes e em um novo local, as entidades encontraram formas de cultuar a tradição. O CTG Sinuelo do Caverá, por exemplo, contou com partidas de truco, trovas e uma roda de música promovida por seus membros. O patrão da entidade, Fabiano Gonçalves, avaliou positivamente a nova experiência. “Eu achei excelente. Considerando o que era o galpão da praça, é incomparável, muito melhor. Pela acomodação, por tudo”, explicou. Ainda em sua fala, o patrão apenas lamentou a ausência do público e das atividades culturais que ocorrem no local em épocas normais.
Já o presidente da Comissão Organizadora, Leonardo Soares, se mostrou satisfeito com as atividades promovidas na cidade e destacou a colaboração da comunidade e das entidades. “Nós agradecemos todo esse apoio da comunidade em geral e dos tradicionalistas. […] O resultado não pode nunca ser diferente quando se faz com amor. Está aí a prova disso, a gauchada toda unida. […] Essa é a forma de fazer cultura em Livramento”.

Força Tática prende três homens com drogas no centro de Livramento

A Força Tática da Brigada Militar prendeu, na noite deste sábado (27), três homens com drogas, no centro, em Sant’Ana do Livramento. Segundo informações, a FT realizava patrulhamento de rotina, quando avistou um carro, Focus/Ford, de cor prata, em atitude suspeita na rua dos Andradas. Ao efetuar a abordagem, foi localizado junto aos três indivíduos que estavam a bordo do

FOCEM LIBERA RECURSOS PARA MUNICÍPIOS DE FRONTEIRA DO MERCOSUL

  A Comissão de Financiamentos Externo (COFIEX), órgão do Ministério de Planejamento e Orçamento, que coordena a distribuição de recursos de caráter não reembolsável do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM) para os municípios localizados na Faixa de Fronteira do Brasil, em reunião virtual realizada no dia 25 de abril, elegeu para a distribuição de recursos na ordem de