sáb, 14 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Acendimento da Chama Crioula será na casa onde viveu Paixão Cortes

Na próxima segunda-feira dia 14 de Setembro, por volta das 14 horas acontecerá o acendimento oficial da chama crioula em Sant’ana do Livramento para dar início as comemorações de mais uma Semana Farroupilha. Neste ano ao contrário dos anos anteriores, o acendimento da Chama a nível estadual foi cancelado por conta da pandemia ficando a carga de cada uma das 30 regiões tradicionalista e suas cidades organizarem o evento de sua maneira. Na 18º RT, a qual Livramento faz parte ficou acertado que cada município organizaria o acendimento.

Conforme o presidente comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, Leonardo Soares, o acendimento será realizada na Estância Cerro Chato na próxima segunda-feira , por dois motivos , primeiro para evitar aglomerações na região central do município onde nos últimos anos o fogo simbólico era acesso no Galpão Crioulo da Praça General Osório, e o segundo motivo  é para homenagear diretamente o idealizador da chama crioula João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes que nasceu e seu criou na região do Cerro Chato. “Nada mais justo que prestar esse homenagem. Lá existe inclusive a tapera onde Paixão Cortes viveu. Então o acendimento irá ser lá com uma breve solenidade e em seguida 15 integrantes do Grupo santanense de Cavalgadas irão conduzir a chama até o Galpão do Grupo Nascentes do Ibirapuitã onde ela irá repousar para no dia 15 o grupo conduzir ela para a cidade. Nós estamos ainda acertando alguns detalhes como por exemplo em qual entidade a chama vai ser recebida porque neste ano não teremos o tradicional galpão da Praça General Osório para evitar aglomerações. Então nós próximos dias estaremos informando mais detalhes” destacou. O evento de acendimento da Chama Crioula será restrito e contará com todos os cuidados vigentes no decreto municipal além do cumprimento das exigências sanitárias.

A diplomacia do governo Lula III segue, ao galope, se distanciando do espírito da civilização ocidental e dos valores democráticos. Ao atacar Israel e defender o regime tirânico do Irã, “O VIAJANTE” mostra que abriu mão definitivamente da racionalidade e que em verdade admira, sem pudores, as autocracias que ameaçam todo nosso modo de viver e pensar.

Sesc Livramento oferece academia e turismo acessíveis

Com planos especiais para comerciários, forças de segurança e público geral, a unidade alia qualidade, segurança e conveniência em saúde, bem-estar e turismo social.