dom, 6 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Aumento de imposto proposto por Ico é aprovado com mudanças na Câmara

A ideia do projeto do prefeito era dobrar o valor cobrado pela Transmissão de Bens Imóveis de Livramento, mas a Câmara reduziu para 25%

A Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento reduziu o aumento proposto pelo prefeito Ico Charopen (PDT) em uma nova tabela do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). A proposta, segundo os cálculos da Comissão de Finanças da Câmara, era de aumento de 100% no imposto santanense.
Por isso, a Comissão de Finanças da Casa Legislativa apresentou uma proposta de emenda ao projeto encaminhado pelo Governo, reduzindo em 75% o valor. “A Comissão entendeu que seria de 100% o aumento e essa tabela não estava sendo regularizada desde 2004, mas mesmo assim, achamos que era uma tributação era muito drástica, então foi um consenso baixar para 25%”, argumentou o presidente da Comissão, vereador Evandro Gutebier (Republicanos).

Apesar de diminuírem o aumento do imposto, os vereadores aprovaram por maioria. Foram desfavoráveis ao novo valor os vereadores Aquiles Pires, Carlos Nilo, Dagberto Reis, Leandro Ferreira, Márcia da Rosa e Antonio Zenoir. Mesmo assim, com 07 votos dos vereadores Ulberto Navarro, Evandro Gutebier, Danúbio Barcellos, Maria Helena, Pedrinho Santa Fé, Marco Monteiro e Lídio Mendes Melado o aumento do imposto foi aprovado em 25%. O vereador Maurício Galo del Fabro também estava presente na sessão mas, por ser presidente da Câmara, não votou.

Vereadores que votaram contra o aumento do ITBIAquiles Pires (PT)
Carlos Nilo (PP)
Dagberto Reis (PT)
Leandro Ferreira (PT)
Márcia da Rosa(PSB)
Antonio Zenoir (PSD)

Vereadores que votaram a favor do aumento do ITBI

Ulberto Navarro (PDT)
Evandro Gutebier (PRB)
Danúbio Barcellos (PP)
Maria Helena (PDT)
Pedrinho Santa Fé (PDT)
Marco MonteirO (REDE)
Lídio Mendes Melado(PTB)

RESUMO DE DOMINGO, 06/07/2025 , por Germano Rigotto

    Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   Valor Econômico – Não circula hoje   FOLHA DE S.PAULO – Em três décadas, indústria de extração multiplica por seis participação no PIB   O GLOBO – Fidelidade ameaçada   O ESTADO DE S.PAULO – País celebra safra recorde, mas não tem onde guardar produção   CORREIO BRAZILIENSE –