sex, 19 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 13 e 14.07.24
Aplateia Digital | 13 e 14.07.24

Última Edição

19ª CRE confirma que turmas de escolas santanenses serão fechadas

Escolas Alceu Wamosy e Júlio de Castilhos terão seus alunos remanejados para escolas próximas

Coordenadora Ana Alice Campagnaro
(Foto: Cedida)

Os boatos se confirmaram. A 19ª Coordenadoria Regional de Educação recebeu um comunicado da Secretaria de Educação (Seduc) que, após revisão de dados em programas de controle, turmas serão encerradas em duas escolas no município.
Segundo a coordenadora Ana Alice Campagnaro, não haverá fechamento de escolas e sim de turmas de alguns turnos. “O Governo está lançando uma nova proposta que será voltada para a qualidade e economia, a chamada Escola Gaúcha. Que irá padronizar o formato de aprendizagem, tendo em vista que em Livramento, por exemplo, a língua estrangeira era somente o espanhol. O aluno que se mudava por qualquer tipo de questão enfrentava sérias dificuldades já que em uma cidade próxima, por exemplo, Rosário do Sul, a língua estrangeira é o inglês. Haverá uma grade padrão para todas as escolas do Estado. Sobre o possível fechamento de escolas, aqui para a 19ª, nós não teremos o fechamento de nenhuma escola. O que irá acontecer será a redução de turmas e o turno de uma escola será encerrado”, conta.

Escola Alceu Wamosy

“O turno noturno da Escola Alceu Wamosy, isso foi confirmado, será encerrado e os alunos serão encaminhados para a Escola General Neto, que oferta outras modalidades como curso técnico. Segundo a Seduc, não é mais viável manter duas escolas abertas com poucas turmas sendo que somente uma escola comportaria todas as turmas, os alunos não irão perder aulas e os professores, eles serão remanejados sem qualquer risco de demissão ou perda de contrato”, destacou a coordenadora afirmando que houve um estudo para a formulação do calendário 2020.

O que diz a direção da escola

A diretora da Escola Alceu Wamosy, Lucy Meire Risso Barbosa comentou sobre este fechamento: “Nós atendemos alunos que vem da zona rural. Aproximadamente 95% dos alunos da zona rural são atendidas pela nossa escola. Nossa localização é na região central, mas, quase todos os alunos atendidos pelo turno noturno são da periferia. Muitos alunos saem direto de seus trabalhos para a escola. Sentiremos muito essa perda, eu estou aqui desde 1996 e será a primeira vez que verei essa escola sem este turno. O trabalho com estes alunos sempre foi tranquilo, nunca tivemos registros de brigas ou agressões, é um local seguro, tanto para os alunos, quanto para os funcionários. Realizamos uma reunião e a maioria dos alunos não gostaram da mudança pois não haverá opção, enviamos um abaixo assinado para a 19ª e, infelizmente, sabemos que não conseguiremos evitar o fechamento deste turno”, comenta a diretora.

Escola Júlio de Castilhos

Na Escola Júlio de Castilhos o fechamento de algumas turmas e a sala de recursos é o que aflinge pais, alunos e professores. “A sala de recursos é uma oferta aos alunos que é dada em turno inverso, então será realizado um estudo para que caso seja comprovado a necessidade da sala, os alunos serão encaminhados para a escola mais próxima que dispõe desta sala. A Escola Júlio de Castilhos foi comunicada que iria atender toda sua demanda em apenas um turno, por conta do estudo realizado pela Seduc neste ano de 2019. A 19ª irá avaliar a questão de alunos inscritos e também pela oferta e se o número de alunos portadores de necessidades especiais forem significativos, essa escola poderá voltar a atender com a sala de recursos, tudo dependerá da clareza de informações que a equipe diretiva enviar para a coordenadoria. A sala de recursos não necessita de um numero mínimo de alunos para funcionamento, a escola não deixará de atender os alunos especiais, somente não terá a sala. Se for constatada a necessidade de utilização da sala de recursos, o aluno será encaminhado para outra escola, são casos específicos que serão tratados individualmente”, comenta Ana.

O que diz o Júlio de Castilhos

A Diretora Rosana Arbiza Fragoso, a Presidente do conselho escolar Marilene Martins Prates e as vices-diretoras Barbara Cristiane Nunes e Camila Braz Viscardi concederam entrevista informando como a comunidade escolar reagiu a este comunicado.
Elas relataram que de oficial, há um documento entregue pela coordenadoria com o calendário 2020, onde a partir deste ano a escola passaria a contar somente com os alunos do 1º ao 9º ano e o ensino médio somente no turno da manhã.
Também foi anunciado que a sala de recursos seria fechada para que no espaço fosse colocado uma sala de aula com o objetivo de suprir toda a demanda do turno. Isso prejudicará o aluno que já está acostumado e ambientado com a escola, foi solicitado os dados dos alunos que utilizam este espaço. Dos 17 alunos incluídos, 8 deixariam de ser atendidos pela sala, isso por termos a situação de que alguns alunos são hiperativos, déficit de atenção, disgrafia e não seriam atendidos mais pela sala de recursos e seriam atendidos em salas convencionais.
Encerrando a entrevista, elas ainda comentaram que nesta semana aconteceram alguns casos em que crianças estavam chorando no horário de saída da escola porque não sabiam o que iria acontecer, e que muitas famílias já estão pensando em retirar seus filhos da escola, o que irá ocasionar evasão em massa, e que possivelmente a escola poderá fechar suas portas por falta de alunos.
A 19ª Coordenadoria Regional de Educação informou que ainda não há informações por parte da Seduc se outras escolas serão afetadas: “Ainda estão sendo realizados os estudos com base no sistema, ainda não temos a conclusão desses estudos. Estamos aguardando a conclusão para saber se chegará até nós outras instruções para outras escolas”, encerra a Coordenadora da 19ª CRE Ana Alice Campagnaro.

Mães e Direção do Júlio de Castilhos

João Victor Montoli
[email protected]

Aposta inteligente: Como o código promocional da Betano pode mudar seu jogo

Ao fazer apostas esportivas com o código promocional da Betano, o seu saldo inicial é dobrado, alavancando sua banca inicial. O dinheiro extra pode ser utilizado de forma super flexível em todos os esportes que a plataforma oferece.   Mas para utilizar o benefício da melhor forma, é fundamental apostar com estratégia e inteligência. Ao longo do texto, você verá