qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Contrato entre Instituto Salva Saúde e Santa Casa termina neste sábado

Termina neste sábado (23), o contrato entre a Santa Casa de Misericórdia e o Instituto Salva Saúde, assinado pelo prefeito Ico Charopen (PDT), em maio deste ano. Segundo o diretor do Instituto, o médico Jan Christoph Lima da Silva, já foi sacramentado que não haverá renovação. Ainda não está definido qual vai ser o mecanismo de transição entre o Salva Saúde e a nova empresa que deve assumir a Santa Casa, após o chamamento público, anunciado pelo Governo Municipal, que é o atual interventor da Santa Casa.
Para o médico, o Instituto faz uma avaliação boa dos seis meses de gestão. “A gente teve alguns entraves”, disse Jan referindo-se às questões burocráticas que acabaram em atraso por parte da Prefeitura, além do que – segundo ele – o contrato estava sendo revisto.
“Hoje, a gente está conseguindo fazer mais de 100% das metas, com um aumento de 30% da capacidade de leitos”, completou o médico.
Sobre a possibilidade do Instituto Salva Saúde participar do chamamento público, Jan afirmou que vão analisar a viabilidade de participar do chamamento público.

Entenda o caso

A assinatura do contrato foi realizada no segundo trimestre em meio a discursos de autoridades e a presença de vereadores, representantes de entidades santanenses e os trabalhadores da Santa Casa. O evento aconteceu na capela da instituição, quando os trabalhadores ouviram o que classificaram como “a proposta que trazia esperança” a eles.
Desde o início, o contrato entre o Instituto e a Santa Casa houve muita polêmica, até porque houve uma recomendação contrária do Procurador da República Rodrigo Graeff, para que o prefeito se abstivesse de firmar o contrato. No argumento, o procurador lembrou que a empresa havia sido constituída apenas quatro meses antes da assinatura e que o documento “prevê repasse de valores à conta a ser criada pela empresa contratada, em claro desvirtuamento da natureza do contrato, qual seja a de prestador de serviço”.

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e