sex, 4 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

“Se esse córrego continuar invadindo meu terreno, minha casa irá desmoronar”

Córrego onde é descartado lixo acaba comprometendo a estrutura de casa de morador
Por causa do acúmulo de lixo, em dias de chuva, córrego chega invadir residência

Sofá, aquecedor, bicicleta, carrinho de mão, brinquedos e muito mais. O início deste parágrafo mais parece uma propaganda de loja de móveis e eletrodomésticos, mas, infelizmente estes objetos são apenas alguns dos que foram encontrados em um córrego que passa na rua Joaquim de Abreu Fialho, na Vila Queirolo.
O córrego cruza a rua Joaquim de Abreu Fialho e continua até se mesclar com o Arroio Ibicuí, da Faxina. Porém, o lixo que é depositado nele permanece estagnado e acaba gerando um grande transtorno. O morador Derli Tomaz Nunes, comenta que convive com a incerteza de que seu terreno permaneça com a mesma metragem, pois o córrego, que antes era apenas um fiozinho, está aumentado de largura e provocando o desmoronando de barrancos bem nos fundos de sua residência, correndo o risco de ter sua casa engolida pelo córrego. A solução é simples, tubos levariam a água até o arroio Ibicuí da Faxina, porém, os moradores aguardam há quase 20 anos por esta solução.
Derli comenta um pouco sobre a difícil situação que está passando: “Antigamente essa sanga era bem rasa, quando foram canalizando os esgotos, o fluxo de água foi aumentando, quando chove o problema aumenta. Há vinte anos, quando canalizaram as ruas, foi-me prometido que iriam canalizar esta sanga, e sigo na promessa até hoje. Meu terreno teve praticamente 10 metros perdidos pela erosão do solo com a grande vazão de água, e agora a situação está ficando crítica, pois ele está começando a ceder a menos de um metro da parede da minha casa, Se esse córrego continuar invadindo meu terreno, minha casa irá desmoronar”, desabafou.
A reportagem procurou o Secretário de Obras para obter um contraponto da prefeitura, porém, devido a ordens de seus superiores, todos os secretários estão proibidos de falar com a equipe do Grupo A Plateia.
Resta saber se Derli e sua família terão de conviver com o medo de algum dia sua casa simplesmente desmoronar ou se terá seu pedido de ajuda ouvido e será evitado o pior.

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e