dom, 14 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 13 e 14.07.24
Aplateia Digital | 13 e 14.07.24

Última Edição

“Se esse córrego continuar invadindo meu terreno, minha casa irá desmoronar”

Córrego onde é descartado lixo acaba comprometendo a estrutura de casa de morador
Por causa do acúmulo de lixo, em dias de chuva, córrego chega invadir residência

Sofá, aquecedor, bicicleta, carrinho de mão, brinquedos e muito mais. O início deste parágrafo mais parece uma propaganda de loja de móveis e eletrodomésticos, mas, infelizmente estes objetos são apenas alguns dos que foram encontrados em um córrego que passa na rua Joaquim de Abreu Fialho, na Vila Queirolo.
O córrego cruza a rua Joaquim de Abreu Fialho e continua até se mesclar com o Arroio Ibicuí, da Faxina. Porém, o lixo que é depositado nele permanece estagnado e acaba gerando um grande transtorno. O morador Derli Tomaz Nunes, comenta que convive com a incerteza de que seu terreno permaneça com a mesma metragem, pois o córrego, que antes era apenas um fiozinho, está aumentado de largura e provocando o desmoronando de barrancos bem nos fundos de sua residência, correndo o risco de ter sua casa engolida pelo córrego. A solução é simples, tubos levariam a água até o arroio Ibicuí da Faxina, porém, os moradores aguardam há quase 20 anos por esta solução.
Derli comenta um pouco sobre a difícil situação que está passando: “Antigamente essa sanga era bem rasa, quando foram canalizando os esgotos, o fluxo de água foi aumentando, quando chove o problema aumenta. Há vinte anos, quando canalizaram as ruas, foi-me prometido que iriam canalizar esta sanga, e sigo na promessa até hoje. Meu terreno teve praticamente 10 metros perdidos pela erosão do solo com a grande vazão de água, e agora a situação está ficando crítica, pois ele está começando a ceder a menos de um metro da parede da minha casa, Se esse córrego continuar invadindo meu terreno, minha casa irá desmoronar”, desabafou.
A reportagem procurou o Secretário de Obras para obter um contraponto da prefeitura, porém, devido a ordens de seus superiores, todos os secretários estão proibidos de falar com a equipe do Grupo A Plateia.
Resta saber se Derli e sua família terão de conviver com o medo de algum dia sua casa simplesmente desmoronar ou se terá seu pedido de ajuda ouvido e será evitado o pior.

Germano Rigotto

Morning Express

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 8 n° 2793 Dia 13 de Julho de 2024, Sábado DATAS COMEMORATIVAS Dia do Cantor Dia dos Compositores e Cantores Sertanejos Dia do Engenheiro de Saneamento Dia Mundial do Rock TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅ Mín 23° Máx 34° (Macapá-AP) 💵 Dólar Com: ⬇️ 0,2% R$ 5,43 💶 Euro: ⬆️ 0,18% R$ 5,92