Depois de uma auditoria, Instituto discorda de mais de R$ 1 milhão de reais que não teriam sido pagos ao Hospital desde 2017
O Instituto Salva Saúde impetrou na justiça um mandado de segurança contra a Secretaria de Saúde de Sant’Ana do Livramento para reaver valores que, na opinião de uma auditoria feita pela nova equipe que administra o Hospital, deveriam ter sido pagos à única instituição que atende pelo Sistema Único de Saúde (Sus) no município.
Segundo o atual diretor da Santa Casa, o médico Jan Christoph Lima da Silva, os valores são uma soma de 2017 para cá e juntos somam mais de R$ 1,5 milhão. “Esse valor é referente às auditorias de vários meses a partir de 2017. Na conclusão dessa auditoria, o Instituto discordou do método de auditoria do Sus e, por isso entrou com um processo para reaver esses recursos”, afirmou o médico.
Ele explicou como era essa suposta discrepância que deve ser definida pela Justiça. “O que estava em contrato era uma forma muito antiga do Sus. Como exemplo, teve um mês de 2017 que a Santa Casa atingiu a meta em 80,09% e foi pago como se fosse 70%”, contou Jan destacando que são cláusulas contratuais que previam esse pagamento.
O caso está na 2ª Vara Cível de Livramento e deve ter a manifestação do Executivo em breve, após a citação – que ainda não aconteceu. Apesar da discussão ser referente a recursos do Sus, o processo foi movido contra o município, já que a administração local está responsável por distribuir os recursos da União.
Salários em dia
Ainda entre as notícias da Santa Casa de Misericórdia, nessa semana, a Direção informou no início da noite de quinta-feira (18) que disponibilizou nas redes bancárias o salário correspondente ao mês de junho de 2019. Com a medida, a folha de pagamento dos trabalhadores da instituição está em dia. Além do pagamento aos funcionários, segundo a Direção, também foram efetuados os pagamentos aos médicos.