Nascido pelo necessidade de promover a inclusão social das famílias do bairro Simon Bolívar no mercado de trabalho por meio de cursos e oficinas práticas, a Cidade de Meninos vem desenvolvendo, há 4 anos, o projeto chamado “Mulheres Construindo Novos Horizontes” que trabalha com dois pilares fundamentais: geração de emprego e renda e cidadania.
Essas oficinas que são semanais, acontecem todas as segundas-feiras das 14h às 16h30 na casa de uma das alunas que cede o espaço da sua própria casa. Atualmente, o grupo que é aberto a toda a comunidade é formado por cerca de 30 mulheres que estão recebendo dicas de beleza e aprendendo sobre pintura e corte de cabelo além de oficinas de manicure para se tornarem futuras profissionais nessa área. Também faz parte das atividades palestras sobre temas pontuais como: cidadania, direitos humanos, direto da família, saúde bucal e saúde da mulher, entre outros temas.
O coordenador do projeto, Edson Gonçalves, comenta que o projeto iniciou após a verificação da necessidade deste tipo de ação no bairro. E que, aos poucos, vem conseguindo melhorar muito os índices negativos do bairro. Entre eles a falta de emprego. “Através desses cursos e oficinas, muitas alunas já conseguiram criar o seu próprio negócio. Elas já tiveram aulas de crochê, chinelos personalizados, pintura, trabalho em artesanato, corte e costura. Então, vários cursos já foram desenvolvidos. Nesta etapa, as alunas estão recebendo oficinas de corte de cabelo, é um curso onde elas estão trabalhando há um mês e meio e estão praticando umas nas outras” disse.
Edson disse ainda que, dentro dos próximos meses, novos cursos serão realizados e quem quiser participar das oficinas basta procurar a associação de moradores do bairro para mais informações.
Edição de Chico Bruno
Resumo de domingo – 08/12/2024 Manchetes dos jornais Valor Econômico – Não circula hoje O ESTADO DE S.PAULO – Brasil perde espaço entre investidores que miram emergentes O GLOBO – Para investir mais, Brasil bate recorde de importação de máquinas FOLHA DE S.PAULO – Seca leva país a escassez inédita em cinco grandes bacias hidrográficas CORREIO BRAZILIENSE – Partidos se