Sant’Ana do Livramento já tem à disposição um revolucionário exame: elastografia hepática Shear Wave. Adquirido pela Unimagem, o novo equipamento Aplio da Canon, é o primeiro serviço no interior do Rio Grande do Sul a realizar um método inovador para medir o grau de fibrose do fígado. “É eficiente e sem riscos para o paciente. Parece com uma ecografia abdominal, portanto não provoca dor. A diferença está no software que analisa as imagens”, explica o radiologista Rogerio Molinari, médico da Unimagem.
O exame pode ser realizado em qualquer órgão, mas a principal indicação tem sido para avaliar o tecido do fígado. Teoricamente, lesões malignas e outras doenças tendem a apresentar um tecido mais compacto e menos elástico. “Até agora, a única maneira de fazer essa avaliação era por meio de biópsia, que exige internação e retirada de um fragmento do fígado, um procedimento bastante desconfortável, que apresenta risco de sangramento e infecção”, compara o Rogerio Molinari.
Segundo o médico, de acordo com a classificação do tecido, o paciente é ou não encaminhado para biópsia. A elastografia hepática Shear Wave é recomendada para pacientes com suspeita de doenças crônicas como hepatite C, cirrose e câncer de fígado. A Unimagem também realiza a elastografia de tireoide e de mama.
Alex Har assume cadeira na Câmara e deve apresentar projeto de incentivo à cultura local
Músico nativista e presidente da ala jovem do PL substitui Felipe Torres durante gestão interina na Prefeitura