qui, 25 de abril de 2024

Construtora Sotrin comemora 45 anos de progresso

Lixões a céu aberto um problema a ser enfrentado em 2022

Áreas urbanas e rurais sofrem com depósito de lixo há vários anos
Lixão começa se formar na região do Lago Batuva próximo ao acesso da BR 293 (Foto: Matias Moura/AP )

Um dos grandes problemas em Sant’Ana do Livramento são os lixões que se formam em áreas rurais e urbanas do munícipio. Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Jean Perez, somente em 2021, dezenas de “ilhas de lixo” foram identificadas onde muitas ações pontuais para retirada desses materiais foram realizadas. O responsável pela pasta destaca que um dos principais entraves para limpeza desses espaços é o fato de o munícipio não ter uma área apropriada para depositar esses materiais.
“ Temos realizado sempre as limpezas regulares na medida do possível, mas estamos sempre com o problema de que muitos desses resíduos nós nãos temos destinação final. E, em muitos casos mesmo tendo a capacidade operacional, não conseguimos local para depositar esses materiais. Estamos, agora, produzindo placas de proibido colocar lixo que serão colocadas nestes locais mais críticos como o Batuva entre outros pontos. Na questão da fiscalização, estamos trabalhando em conjunto com o DEMA para tentar localizar e descobrir quem são as pessoas que colocam lixo nestes locais e aplicar multas se for o caso. Por hora, essas são algumas ações que estamos realizando, por falta de destinação final para este tipo de resíduos”, disse o secretário.
Para 2022, algumas novas estratégicas serão abordadas por meio de projetos em parceria tanto com produtores rurais quanto com instituições, como é o caso da parceria com o projeto do eixo Atlântico para limpeza urbana. O secretário salienta que é necessário o empenho de todas as pessoas para manter limpo estes espaços.
Já na área rural, Jean destaca que ainda no mês de janeiro, um projeto em parceria com produtores da região do Marco do Lopes terá início, onde será construída no local uma grande lixeira de alvenaria que contará com um portão. A doação do material foi feita pelos produtores e a prefeitura entrará com a mão de obra. A construção iniciará ainda na primeira quinzena de janeiro”, destaca.