ter, 7 de dezembro de 2021

A PLateia Digital - 04-05/12/2021

Última Edição

União Europeia injeta um milhão de euros na economia de Livramento

O projeto de Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável da Fronteira da Paz tem como objetivo promover a inclusão social inovadora atingindo as classes mais desfavorecidas
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
(Foto: Arquivo/AP)

A União Europeia (EU) está injetando na economia de Sant’Ana do Livramento um milhão de euros, através do projeto “Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável da Fronteira da Paz”. O projeto tem como objetivo promover a inclusão social inovadora atingindo as classes mais desfavorecidas, constituída pela população mais pobre que trabalha informalmente no recolhimento de Resíduos Sólidos Urbanos.

(Foto: Arquivo/AP)

A iniciativa é coordenada pelo Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular entre Espanha e Portugal, que ficará responsável pelo projeto diante da União Europeia.
Segundo a coordenadora técnica do projeto, a engenheira do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Planejamento, Sandra Abreu, o primeiro passo é o município fazer a elaboração do plano de resíduos sólidos que é considerado a base do projeto e que prevê toda a estruturação necessária para o prosseguimento da ideia, bem como da Agenda Urbana.
Ainda, o projeto visa que o município faça uma licitação para que uma cooperativa seja responsável pelo projeto e posteriormente a vencedora realizará contratações de pessoal, bem como, visa retirar trabalhadores do ramo de recolhimento de Resíduos Sólidos Urbanos do mercado informal e capacitar os que atuam na coleta.
Segundo o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Dilmar Pereira, será construída uma usina, que funcionará com o objetivo de separar o lixo.

Secretário Dilmar Pereira

“Vamos montar uma usina que vai separar todo esse lixo e a cooperativa que vai ser responsável”.
O lançamento do projeto acontecerá nos próximos dias 20 e 21 de julho, após a realização de uma videoconferência com a participação da prefeita de Livramento Ana Tarouco (DEM) e os integrantes europeus idealizadores do projeto.