dom, 26 de setembro de 2021

Aplateia Digital - 25/09/21

Última Edição

Bastidores – A fé na rede

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Um paradoxo causado pela pandemia da Covid-19 e pelos protocolos de distanciamento social se deu exatamente por se tratar de um momento em que mais as pessoas passaram a precisar de suporte espiritual, emocional e até material, enquanto que as igrejas e centros religiosos ficaram impedidos de receber seus fiéis. A alternativa que encontraram para manter o vínculo e continuar oferecendo serviços religiosos e sociais foi exatamente a utilização da internet.
Em Livramento, os fiéis passaram a contar com a transmissão on line de missas e cultos. Algumas organizações religiosas, porém, foram além da simples adaptação ao novo cenário. A Primeira Igreja Batista Nacional é um exemplo inquestionável. Os pastores Jaci Rodrigues e Gleisson Salas revelam que a pandemia não atrapalhou o trabalho da Igreja, que manteve e até ampliou seus projetos sociais, como o “Amor Ágape”, que atende grande número de famílias no núcleo Simon Bolívar e que, em breve, deverá transformar-se juridicamente em ONG.
Na própria Igreja, diariamente, os pastores e obreiros recebem e atendem número significativo de pessoas em situação de vulnerabilidade, mesmo que não sejam membros da congregação religiosa. Paralelamente, a Igreja investiu na logística digital. A Igreja investiu em um aplicativo próprio através do qual não apenas transmite seus cultos em tempo real como mantém um menu completo de serviços, informações e canal de comunicação com os fiéis. O aplicativo, que inclusive já está sendo disponibilizado em todo território nacional pela Igreja, está nas lojas de aplicativos e pode ser baixado por qualquer pessoa, que passa a acompanhar todo o trabalho e receber o conforto espiritual que precisa. E tem mais: a Igreja já trabalha a criação de uma estrutura de televisão própria.

Mão única

O vereador Duda Amaral vem defendendo uma ampla reengenharia no sistema viário local, para torná-lo mais organizado e seguro. A principal preocupação do Vereador, além da conservação das ruas, é o que ele considera “confusão” no sentido do tráfego. “Algumas das nossas principais vias centrais são um transtorno para motoristas e pedestres, porque uma hora são de mão dupla e, ao chegar em uma esquina, passam a ser mão única, por exemplo, sem falar na confusão que se vê em cruzamentos movimentados”, analisa. Uma saída, ele opina, seria transformar todas as ruas em mão única.

Compristas testados

O médico santanense Marcelo Dávila pediu a intervenção do colega músico e compositor Luis Marenco (com ele, em foto de antes da pandemia), que é deputado estadual, para a criação de um Projeto de Lei que exija das empresas de excursões, seja para compras ou passeio, a realização de testes de antígeno de seus passageiros. Marcelo tem feitos registros frequentes sobre os riscos da movimentação de pessoas sem os devidos cuidados para a prevenção à Covid.

Trabalho solidário

O presidente da Associação de Moradores da Vila Queirolo – AMViQ , empresário Fernando Reck, juntamente com os integrantes da diretoria da entidade, recebeu esta semana mais uma importante doação para o trabalho de suporte assistencial que vem sendo dado às famílias em situação de maior vulnerabilidade social na vila. Desta vez, foi uma doação de alimentos arrecadados pela agência local da cooperativa de crédito Cresol, entregues pelo gerente Tiago Ribeiro e pela operadora de caixa Sinara Federici.

Governançano Legislativo

A participação da Universidade Federal do Pampa no chamado Núcleo de Estudos em Redes (Nerds), possibilitou à professora do curso de Administração Cristiane Araújo compartilhar a sua tese de dissertação de mestrado, sobre “Governança”, junto a um grupo de pesquisadores da Universidade de Manchester, na Inglaterra, que desenvolve o mesmo tema em nível internacional. O trabalho da professora santanense foi coordenado pelo professor Paulo Cassanego Jr., entre 2018 e 2019, e desenvolvido com base em dados coletados junto aos servidores da Câmara de Vereadores de Livramento. O trabalho foi apresentado aos pesquisadores da Universidade de Manchester em reunião virtual. Cris Araújo abordou a eficácia do questionário realizado com parlamentares e colaboradores da Casa Legislativa, destacando a relevância do assunto para fortalecer a conexão entre os integrantes dos 17 gabinetes com setores como direção geral, secretaria, comunicação e Tecnologia de Informação durante as atividades parlamentares.