dom, 5 de dezembro de 2021

A PLateia Digital - 04-05/12/2021

Última Edição

Propriedades santanenses conquistam diversos prêmios em exposições nacional

Nacional ABHB e ExpoBrangus que ocorreram em Uruguaiana coroaram mais uma vez a genética criada nos campos da Fronteira
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Mais uma vez, a genética produzida nos campos de Sant’Ana do Livramento é destaque nas importantes pistas das exposições brasileiras das principais raças criadas no país. A combinação de anos de seleção racial e padronização de rebanho, aliada a um ambiente propício para o desenvolvimento de uma pecuária de alto nível e aos campos nativos do Bioma Pampa são algumas das características imprimidas nos rebanhos dos criatórios santanenses.
Essas qualidades ficaram evidentes em duas das principais exposições do país: a Nacional das Raças Hereford e Braford e ExpoBrangus 2021, ambas realizadas no final do mês passado, em Uruguaiana.
A primeira foi realizada entre os dias 16 a 23 de maio, em Uruguaiana (RS), e transmitiu ao vivo toda a programação da feira, desde julgamentos, mostra de animais, remates e atividades técnicas, com mais de 40 mil visualizações de diversos países, sendo 100% virtual. Este foi um grande desafio do médico veterinário santanense Eduardo Soares que assumiu a presidência da entidade promotora neste ano. Segundo ele, a exposição foi marcada pela superação. “O ano, mais uma vez nos desafiou a mudar, inovar e não parar. Tivemos que ter coragem de realizar a Nacional e formatar um evento 100% virtual, respeitando sempre todos os protocolos. Através das transmissões conseguimos levar a programação da feira para a casa de todos os criadores, estudantes e apreciadores das raças”.
Três propriedades santanenses estiveram participando do evento: Estância São Bento, Santa Gertrudes e Carcávio, conquistando importantes prêmios para o município.
Já a ExpoBrangus 2021, que aconteceu entre os dias 25 a 30 de maio, foi marcada pelo grande número de participantes e pela qualidade diferenciada dos animais. Estiveram no Parque de Exposições da Agrícola e Pastoril, 25 criatórios de todo o Brasil, que levaram 50 animais de argola, 87 individuais e 33 trios. Muitos dos pecuaristas estavam estreando em julgamentos, o que mostra a expansão da raça em todo território brasileiro, posicionando o Brangus como uma importante ferramenta de produção da pecuária competitiva.
Na exposição, o grande destaque foi para a Estância Carcávio, sucessão Antônio Guerra Soares que estreou nos julgamentos do Brangus levando os títulos de Grande Campeã dos animais de argola, com a fêmea tatuagem Impenetrable 24, e de Reservado Grande Campeão, com o touro tatuagem Impenetrable 19, irmão inteiro da Grande Campeã. Esta foi a primeira vez que a propriedade que possui mais de 30 anos de tradição na raça Braford, levou animais Brangus que têm origem de uma parceria com a cabanha Impenetrable, da região do Chaco, na Argentina, para importação de embriões Brangus.
O resultado completo da Nacional das Raças Hereford e Braford você confere no site do Jornal A Plateia.