qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Propriedades santanenses conquistam diversos prêmios em exposições nacional

Nacional ABHB e ExpoBrangus que ocorreram em Uruguaiana coroaram mais uma vez a genética criada nos campos da Fronteira

Mais uma vez, a genética produzida nos campos de Sant’Ana do Livramento é destaque nas importantes pistas das exposições brasileiras das principais raças criadas no país. A combinação de anos de seleção racial e padronização de rebanho, aliada a um ambiente propício para o desenvolvimento de uma pecuária de alto nível e aos campos nativos do Bioma Pampa são algumas das características imprimidas nos rebanhos dos criatórios santanenses.
Essas qualidades ficaram evidentes em duas das principais exposições do país: a Nacional das Raças Hereford e Braford e ExpoBrangus 2021, ambas realizadas no final do mês passado, em Uruguaiana.
A primeira foi realizada entre os dias 16 a 23 de maio, em Uruguaiana (RS), e transmitiu ao vivo toda a programação da feira, desde julgamentos, mostra de animais, remates e atividades técnicas, com mais de 40 mil visualizações de diversos países, sendo 100% virtual. Este foi um grande desafio do médico veterinário santanense Eduardo Soares que assumiu a presidência da entidade promotora neste ano. Segundo ele, a exposição foi marcada pela superação. “O ano, mais uma vez nos desafiou a mudar, inovar e não parar. Tivemos que ter coragem de realizar a Nacional e formatar um evento 100% virtual, respeitando sempre todos os protocolos. Através das transmissões conseguimos levar a programação da feira para a casa de todos os criadores, estudantes e apreciadores das raças”.
Três propriedades santanenses estiveram participando do evento: Estância São Bento, Santa Gertrudes e Carcávio, conquistando importantes prêmios para o município.
Já a ExpoBrangus 2021, que aconteceu entre os dias 25 a 30 de maio, foi marcada pelo grande número de participantes e pela qualidade diferenciada dos animais. Estiveram no Parque de Exposições da Agrícola e Pastoril, 25 criatórios de todo o Brasil, que levaram 50 animais de argola, 87 individuais e 33 trios. Muitos dos pecuaristas estavam estreando em julgamentos, o que mostra a expansão da raça em todo território brasileiro, posicionando o Brangus como uma importante ferramenta de produção da pecuária competitiva.
Na exposição, o grande destaque foi para a Estância Carcávio, sucessão Antônio Guerra Soares que estreou nos julgamentos do Brangus levando os títulos de Grande Campeã dos animais de argola, com a fêmea tatuagem Impenetrable 24, e de Reservado Grande Campeão, com o touro tatuagem Impenetrable 19, irmão inteiro da Grande Campeã. Esta foi a primeira vez que a propriedade que possui mais de 30 anos de tradição na raça Braford, levou animais Brangus que têm origem de uma parceria com a cabanha Impenetrable, da região do Chaco, na Argentina, para importação de embriões Brangus.
O resultado completo da Nacional das Raças Hereford e Braford você confere no site do Jornal A Plateia.

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e