sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Bastidores – Potencialidade viva, mas adormecida

MIRIAM CHAUDON - Fb Apa do Ibirapuitã

A Área de Proteção Ambiental do Rio Ibirapuitã – ou simplesmente APA do Ibirapuitã, como costumam denominar os moradores da região – completou na última quinta-feira 29 anos de existência legal. A área de conservação ambiental abrange parte dos territórios de Livramento, Quaraí, Alegrete e Rosário do Sul e foi criada através do Decreto Federal nº 529, de 20 de maio de 1992, sendo administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
A área total é de 316.882,75 hectares, destinada à proteção de uma significativa amostra do bioma pampa e parte da bacia do rio Ibirapuitã, onde vivem espécies ameaçadas como o tamanduá-mirim, a lontra, o gato-do-mato-pequeno, o gato-do-mato-grande, o gato-palheiro, o gato-mourisco, o gato-maracajá, a jaguatirica, o bugio-preto, o veado-bororó-do-sul, a águia-chilena, o quati e a cotiara, entre muitos outros. Além do viés ambiental, a APA é considerada, com total fundamento, um dos maiores potenciais para o desenvolvimento sício-econômico da região, principalmente dada sua atração para os amantes do eco-turismo.
Apesar disso, em quase 30 anos, a gande conquista que a criação da APA representa para a comunidade fronteiriça simplesmente não ganhou nenhum investimento mais duradouro em termos turísticos – e alguns poucos acabaram se perdendo no tempo.

CPI prorrogada

Apesar de já estar com a maior parte dos trabalhos de investigação concluída, a CPI dos Alimentos, que apura suposta distribuição de alimentos com prazo de validade vencido pela Secretaria de Assistência Social, foi prorrogada por um novo período, a pedido do relator, vereador Dagberto Reis.

CPI do Manoela

Depois de um breve mal-estar em plenário, a respeito das denúncias envolvendo suposta comercialização duplicada de imóveis no conjunto habitacional Manoela, os vereadores Felipe Torres e Leandro Ferreira conversaram demoradamente e decidiram assinar juntos o pedido de CPI sobre o caso.

Esclarecimentos

Um pedido de informações que deveria ter sido feito informalmente, em contato particular, mas que acabou sendo feito de maneira oficial, causou mal-estar entre Prefeitura e Câmara de Vereadores, nesta semana. Em sua tradicional “live” pela internet, a vereadora Eva Coelho disse ter recebido uma reclamação de servidores do DAE sobre tratamento desrespeitoso como supostamente vêm sendo tratados por diretores da autarquia municipal. Desviando o rito regimental, o secretário da Administração encaminhou diretamente à Vereadora, em folha timbrada, um pedido de esclarecimentos. O secretário Matheus Medina acabou tendo que ir pessoalmente esclarecer o fato com a direção da Câmara, pedindo desculpas à Legisladora.

Unidade necessária

O 23º Núcleo do Cpers-Sindicato vive neste fim de maio um dos mais movimentados processos eleitorais de sua história. Na próxima semana, dias 26, 27 e 28, duas chapas disputam a direção do Núcleo, uma delas encabeçada pela atual diretora, professora Adriana De Leon, e na oposição a chapa encabeçada pela professora Paula Bougleux. A disputa acontece em um dos momentos em que a categoria mais precisa de unidade, na mobilização para que o Governo garanta uma estrutura segura para o retorno das aulas presenciais.

Privado

O médico e empresário Vânius D’Ávila decidiu se afastar da lide política, pelo menos temporariamente. Licenciou-se da presidência do DEMOCRATAS, partido pelo qual se elegeu a prefeita Ana Tarouco, e vai se dedicar aos vários investimentos que administra, não só em Livramento.

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,