seg, 12 de abril de 2021

Jornal A Plateia Digital - 03.04.2021

Última Edição

Bastidores – Edis Elgarte – 06.03.2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O corredor estreitou de vez

A palavra “calamidade” utilizada no alerta público feito, desta vez, pela própria direção do Complexo Hospitalar Santa Casa, representa de maneira muito clara o temível quadro que a comunidade santanense poderá ter que enfrentar em poucos dias. Médicos, enfermeiros, técnicos e outros funcionários do hospital já haviam feito alertas semelhantes, pedindo às pessoas um comportamente consciente de prevenção contra a contaminação do Novo Coronavírus, mas falar em calamidade de maneira oficial certamente demonstra que o corredor estreitou a tal ponto que apenas alguns conseguirão passar por ele.
Desde o início da pandemia se falou na importância de “segurar” a curva de casos positivos para que a estrutura de atendimento conseguisse dar conta dos pacientes que fossem surgindo. Agora, Livramento está prestes a encarar o que mais se temia: o número de casos concomitantes está tão alto que apenas alguns conseguirão passar pelo corredor a tempo de sobreviver.
Calamidade não é uma palavra simples jogada ao vento, sobretudo quando usada em um alerta oficial. Por mais que se tente negar, a realidade vem em ritmo acelerado pelo corredor. Só que no sentido contrário ao nosso. O melhor é dar uma segurada no nosso próprio ritmo para tentar evitar a colisão iminente.

Apoio garantido

Ainda na mobilização para garantir a possibilidade de uso do aeroporto Gal. Gestido, em Rivera, para pousos e decolagens dos futuros voos regulares da Azul entre Porto Alegre e a fronteira, o presidente da Comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, e a Secretária de Relações Federativas e Internacionais do RS, Ana Amélia Lemos, foram recebidos esta semana na residência oficial do embaixador Guillermo Valles, do Uruguai. Conversaram sobre os esforços comuns no controle da pandemia e na vacinação contra a Covid-19, projetos estratégicos bilaterais e o uso do aeroporto de Rivera. Valles disse que a AZUL e o governo gaúcho podem contar com a parceria do governo uruguaio.

Trabalho integrado pela economicidade

O vereador Maurício “Galo” Del Fabro, tem conseguido trabalhar de maneira bastante afinada com a administração municipal, que representa como Líder do Governo na Câmara Municipal. Principalmente junto ao vice-prefeito Evandro Gutebier, com quem recorda ter tido uma excelente relação política na Legislatura passada, Galo tem encontrado eco agora a suas principais reivindicações. “Temos o mesmo foco, de trabalhar pelo desenvolvimento, pelo empreendedorismo, mas de olho na economicidade dos recursos públicos”, pontua.
Esta semana, os dois estudaram caminhos para agilizar em Livramento o programa “Negocia RS”, que permite às Prefeituras reaver valores que foram destinados pelo Governo do Estado para a área da saúde mas não chegaram a ser repassados aos cofres do Município.
Galo Del Fabro acredita que a Procuradoria coordenada pelo advogado Felipe Vaz consiga reaver um valor signifiativa de verbas empenhadas entre 2014 e 2018 que seriam destinados à saúde de nosso município e não foram repassados na época.
As alternativas para recuperar esses valores são: títulos precatórios (de difícil cobrança), Dação em Pagamento ou Permuta de Imóveis, esta talvez a opção mais eficaz e com melhor custo-benefício para a Prefeitura, que poderia deixar de pagar aluguéis de determinados prédios e usar os imóveis rerecebidos em pagamento do Estado. “Seria uma excelente economia para o Município”, anteve o vereador.

Apoio à incubação

A deputada federal Fernanda Melchionna anunciou esta semana que destinará recursos para apoiar a Incubadora e o projeto de incubação, capacitação e apoio técnico e tecnológico aos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) em Livramento e região. Os recursos serão repassados através da Unipampa, para a realização de pesquisa, intercâmbio, capacitação e prestação de assessoria técnica e tecnológica e ainda fomentar o surgimento de novos e realizar investimentos na aquisição de equipamentos. A Incubadora de Economia Solidária está sediada na Unipampa e é fruto de uma parceria entre Unipampa, Uergs e IFSul.

Prevenção

A Câmara de Vereadores suspendeu as atividades presenciais até o próximo dia 12, devido ao aumento do número de casos de Covid-19. O Legislativo também está comprando 200 testes rápidos para testar vereadores, assessores e funcionários.

Vacinas

A Vigilância Epidemiológica vem se desdobrando na tentativa de vacinar o máximo possível de pessoas, mas na quinta-feira, 4, teve que “reduzir” a idade da vacinação para 79 anos, mesmo ainda sobrando pouco mais de 300 doses para os acima de 80. Pior que, por enquanto, essas serão as últimas doses. O próximo lote será exclusivamente para a segunda aplicação em quem já tomou a primeira dose e não têm previsão de chegada de outro lote.

Independente

O ex-vereador Marco Monteiro anunciou nesta sexta-feira seu desligamento do PSDB. Sentindo-se desconfortável com algumas ações e limitações impostas pelo tucano Eduardo Leite na gestão da pandemia e indignado com a falta de atenção do partido para com a Executiva Municipal, ele renunciou à presidência local e pediu sua desfilição. Por enquanto, pretende focar nos projetos pessoais, sociais e profissionais dentro da Polícia Federal.

 

Volta às aulas

A Secretaria de Administração busca concluir todos os trâmites do concurso da educação e iniciar as nomeações ainda neste mês. A Secretaria de Educação trabalha com a perspectiva de iniciar o ano letivo no dia 5 de abril, mas a secretária Sandra Pontes explica que essa data dependerá do ritmo das nomeações. Ela pondera que os protocolos de Bandeira Preta limitam o número de servidores em atuação presencial e não permitem o chamamento de muitos aprovados ao mesmo tempo para a entrega da documentação para a posse, o que retarda a conclusão do concurso e, consequentemente, o início das aulas.

Meio Ambiente

O Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza Reunião Ordinária pública na próxima terça, 9, com representantes das instituições municipais interessadas em compor o órgão no biênio 2021-2023. As entidades interessadas em participar devem enviar ofício, para o email conselhodomeioambiente@gmail.com, manifestando interesse, indicando representante titular e suplente e informando contatos de telefone e e-mail da entidade e de seus representantes.

 

 

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies