sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Brigada Militar divulga balanço de ocorrências do mês de junho em Livramento

De modo geral, houve uma redução dos crimes no município

Foi divulgado, nesta semana, pelo 2º Regimento de Policiamento Montado (2ºRPMon) da Brigada Militar, os dados relativos ao mês de junho da segurança pública da cidade. O comandante interino, Major Silveira, mostrou um balanço realizado através do Sistema Avante, que contabiliza os principais casos de ocorrências em Livramento.
Em conversa com o Major, o destaque principal foi dado para os casos de furtos qualificados, artigo 155, que é aquele em que ocorre a destruição ou rompimento de obstáculo; abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza; emprego de chave falsa ou mediante concurso de duas ou mais pessoas, questionado sobre esta problemática, Silveira comenta: “Os delitos contra o patrimônio, furto qualificado, furto arrombamento e roubos de celular sobre estes assuntos nós estamos trabalhando com diversas abordagens, temos viaturas posicionadas praticamente em todos os bairros da cidade, o que intensifica uma ação ostensiva e também uma intensa fiscalização de abordagem. No mês de junho, temos o registro de 14 arrombamentos, um número pequeno que está sob controle para que possamos levar sempre tranquilidade à comunidade”, conta.

Furto a pedestre

Uma das ocorrências mais rotineiras no ano de 2019 era a de assalto a pedestres, o que baixou consideravelmente, visto a redução de pessoas nas ruas pela pandemia: “Nós tivemos, no ano de 2019, uma média de 14 furtos a pedestres por mês, já neste ano de 2020 esse número vem reduzindo bastante. Atualmente, a média destas ocorrências está entre dois a três delitos por mês. Óbvio que muito se atribui também à pandemia, que reduziu o número de circulação das pessoas nas vias, não termos o horário escolar à noite, que era um momento onde a circulação era mais intensa. Então, esse trabalho ostensivo também contribui para que o número permaneça sob controle, graças a esse trabalho da Brigada Militar, e também à conscientização das pessoas”.

Abigeato

Um delito corriqueiro na Fronteira da Paz é o crime de abigeato, onde são furtados animais de determinada localidade rural. O Major destaca a atuação da patrulha rural, equipe destinada especialmente para este tipo de ação: “Este tipo de ação é priorizado pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Fronteira Oeste (CRPO-FO), é um delito que preocupa a nossa região da Fronteira Oeste pela questão Econômica e a Brigada Militar. Também prioriza o combate ao abigeato em Livramento, para isso contamos com a Patrulha Rural que, diariamente, sai para o interior do município para o combate ao abigeato. Temos um trabalho conjunto também com a Polícia Civil, Sindicato Rural, com o BEPRA do Uruguai com a troca de informações, então se busca reduzir os casos. No mês de junho nós tivemos o registro de nove ocorrências aqui em Sant’Ana do Livramento, infelizmente a gente sabe que às vezes esse número é um pouco maior pois às vezes alguns proprietários acabam não registrando, mas nós gostaríamos de solicitar que os proprietários façam um registro, se possível o quanto antes, principalmente no momento que derem a falta dos animais. Pois, caso leve mais tempo, acaba dificultando a gente sair atrás do rastro.

Danos à viatura

Na madrugada da última quarta-feira (24), uma viatura da Brigada Militar foi apedrejada próximo à Vila São Francisco. No momento em que um policial estava indo pegar sua refeição, três indivíduos, dois menores, ao avistarem a viatura 11038, arremessaram algumas pedras, rapidamente os indivíduos foram localizados e detidos por dano ao patrimônio público: “Dano ao patrimônio público está previsto no artigo 173 do novo código penal e, infelizmente, às vezes, acontece. São pessoas que não têm essa consciência individual de que um ato de vandalismo acaba prejudicando toda uma sociedade, esta viatura está prestando um serviço a todos, ainda bem que o dano foi pequeno”, completa o policial.

João Victor Montoli
joaovictor@jornalaplateia.com

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos