sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Armour Futebol Clube celebra 103 anos de fundação

Seu título mais expressivo foi a conquista invicta da Segunda Divisão do Gauchão de 1980

O Armour Futebol Clube completou, nesta quarta-feira, 103 anos de fundação. Criado em 17 de junho de 1917 por funcionários do Frigorífico Swift Armour, o time santanense foi campeão invicto da Segunda Divisão do Gauchão em 1980.

O Armour Futebol Clube foi fundado por funcionários do Frigorífico Swift Armour, empresa norte-americana no Bairro Industrial do Armour. Em 1980 conquistou a Segunda Divisão estadual e a promoção para a Primeira Divisão do Gauchão. Com o título, o frigorífico Armour juntamente com parcerias entre o 7º RC MEC (Exército) e Prefeitura da cidade fizeram um mutirão e o estádio Miguel Copatti foi reformado desde o gramado até vestiários e arquibancadas, há quem diga que sua iluminação era a melhor do interior do estado. Fez uma partida memorável contra o Grêmio de Porto Alegre, cujo resultado foi um empate de 1 x 1, com gols de Leopoldo, pelo Armour e Tarciso, pelo Grêmio. Pelo tricolor porto-alegrense jogavam Hugo de León e Emerson Leão. Renato Portaluppi jogou a preliminar, defendendo os juniores do Grêmio. Mas Fez uma campanha fraca e acabou rebaixado para a segunda divisão.

Após seu rebaixamento, foram poucas as tentativas do clube de se manter vivo pois era dependente do frigorífico Swift Armour, onde os jogadores trabalhavam e recebiam alojamento (vila do frigorífico). Dentre seus resultados mais expressivos, os “Armouristas” guardam na memória um 7 x 1 contra um de seus maiores rivais, o 14 de Julho, pela Copa Governador do Estado de 1975. O Armour participou do Campeonato Gaúcho em quatro oportunidades 1942, 1974, 1976 e 1981, tendo a melhor colocação no ano de 1942, quando chegou às semifinais da competição, sendo eliminado pelo Internacional pelo placar de 7 a 3, em partida única realizada em Porto Alegre.

Porém, em 1986, encerrou as atividades. O Armour só foi reabrir as portas em 2012 graças ao empenho do atual presidente Aimoré Belmonte. Em 2014, após 29 anos sem disputar nenhuma competição profissional, o time de Sant’Ana do Livramento voltou aos gramados através das suas categorias de base, que até hoje representam o clube.
Devido à pandemia, as atividades da categoria no momento estão suspensas, o presidente Aimoré Belmonte comentou sobre o retorno das atividades: “Neste momento estamos aguardando o restabelecimento da normalidade, quando o futebol retornar, o Armour estará novamente disputando campeonatos de todas as categorias de base e torcemos para ter muitos títulos”, conta.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos