sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Família santanense dorme em carro para cuidar de filha que está na UTI do Hospital Universitário de Santa Maria

Amigos da família de Alice criaram uma ação entre amigos para auxiliar na estada do casal

Imagine o desespero de uma família ao levar sua filha com vômitos ao hospital, ser transferida duas vezes e depois de muitos exames descobrir que a causa é um acidente vascular cerebral (AVC). Isso foi o que aconteceu com o casal Sandro Costa e Shaiane Gomez. Sua filha, Alice de apenas 2 anos e 9 meses, está passando por uma situação muito difícil.
Eles estão com a Alice internada na UTI do Hospital Universitário de Santa Maria e morando há vários dias no carro da família, já que a casa de apoio a familiares internados está fechada para novos usuários pela pandemia do Coronavírus.
Sandro comenta como foi a descoberta deste AVC: “Ela se sentiu mal, teve vômitos, nós levamos até o Centro Hospitalar Santanense, onde achavam que se tratava do estômago, onde ficamos em torno de quatro horas, até os médicos de plantão acharem melhor encaminhar para a Santa Casa para fazer uma tomografia. O exame foi feito, quando então descobrimos que se tratava de um sangramento interno na cabeça, um acidente vascular cerebral. Os médicos, e um amigo nos ajudaram e decidimos pedir transferência por se tratar de um caso gravíssimo”, conta.

Estão vivendo no carro em frente ao hospital e se alimentando de lanches

Costa ainda ressalta que foram horas aguardando sem saber o que fazer, o desespero estava tomando conta: “Ficamos das 6h até o meio-dia tentando conseguir ambulância e médicos que pudessem fazer o deslocamento até o centro do estado. Quando conseguimos ambulância, não havia médico para acompanhar. Depois de muitas e muitas ligações feitas pelos médicos, conseguimos vaga na UTI pediátrica de Santa Maria onde ela está e aguarda, em coma induzido, por uma ressonância magnética para assim saber o que realmente aconteceu. Como ela está na UTI e só pode entrar dois acompanhantes, no caso eu e minha esposa, estamos nos revezando, um dorme com ela e o outro no carro e estamos vivendo de lanches”, diz.
Para auxiliar na situação em que eles estão passando, seus amigos aqui de Livramento organizaram uma ação entre amigos para dar um apoio financeiro. Na ação, será sorteado uma ovelha para a manutenção da família em Santa Maria, o sorteio acontecerá dia 25 de maio e o valor de cada numero é de R$ 5. Para comprar, os amigos Emília Ferreira e Paulo Veleda disponibilizaram seus contatos para adquirirem os números da ação. Paulo (55) 9 9923-2153 e Emilia (55) 9 9608-9610 ou pelo endereço Camilo Alves Gisler 1513.
A família de Alice antecipa agradecimentos para os contribuintes da ação entre amigos.

João Victor Montoli
joaovictor@jornalaplateia.com

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos